Figura Autoral
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Die Toten (2016) de Christian Kracht: encenação textual e autoral
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o último romance de Christian Kracht, Die Toten (Os Mortos, 2016), a partir da ótica da encenação textual e autoral, ou seja, examinando o texto em suas configurações linguísticas e relações intertextuais; e o autor em sua presença midiática - através da qual se encena de modo ambíguo e estabelece rela�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 22/07/2019
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2. Del biografema a la comunidad: dos casos recientes en la literatura latinoamericana
Resumo Embora a posição de Roland Barthes sobre a morte do autor, ilustrada em seu famoso artigo homônimo, seja bem conhecida, há muito a explorar no seu retorno à figura autoral a partir do “biografema”, noção que aparece de forma resumida e enigmática em seu texto Sade, Fourier, Loyola. No artigo a seguir, a biografemática barthesiana é retom
Alea. Publicado em: 2018-08
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3. O eu-autor-escritor contemporâneo
resumo Esta reflexão se refere à figura do autor, uma vez esta figura se translada para o meio digital, ou seja, para um espaço onde se pode observá-la de modo permanente. Essa passagem ao meio digital implica algumas mudanças na constituição de sua imagem autoral por parte do escritor, ou seja, por parte da pessoa física, do indivíduo que escreve,
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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4. As Didascálias Fora do Teatro: um exercício de teatralidade de Eugène Ionesco
Resumo: As didascálias constituem um gênero muito particular no domínio teatral: das indicações cênicas à inscrição de uma voz autoral no texto feito para ser representado. Na produção de Eugène Ionesco, as didascálias fogem das peças para encontrar uma função a mais em seus textos críticos e na correspondência com seus diretores. Neste art
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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5. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais
Manoel de Barros (1916-), poeta nascido em Cuiabá (MT) e radicado em Corumbá (MS), defende desde seu primeiro livro Poemas concebidos sem pecado, publicado em 1937, a pesquisa formal e a renovação da linguagem como as premissas centrais de sua lírica. Assim, sua poesia apresenta uma maneira bastante peculiar de lidar com a linguagem, baseada na criaçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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6. Fragmentos de um escritor: Ruffato em perspectiva(s)
A presente dissertação parte da investigação de discursos que rondam a figura do escritor contemporâneo Luiz Ruffato. O objetivo do trabalho foi analisar algumas proposições do autor que sobressaem em entrevistas, depoimentos e críticas a respeito de sua produção e contrapô-las à análise do romance Inferno Provisório. Nesse sentido, nos utiliza
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2012
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7. Na sala de espelhos a questão da identidade autoral a partir da figura do duplo em Budapeste e Vom Dorf / In the mirrors hall - the question of identity and autorship in the double in Budapeste e Vom Dorf
A problemática da autoria tem ganhado uma nova roupagem na contemporaneidade. Não se pode mais reconhecer o poder e a influência que o autor outrora exercia sobre suas produções artísticas, pois a sua identidade como tal se confunde com a da "pessoa real". Essa questão da identidade autoral será discutida e problematizada através da figura do duplo.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2011
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8. Aira como autor de si-próprio?
Resumo O ensaio pretende discutir a relação entre a constituição de uma obra e a elaboração de uma figura autoral, tematizando o processo de construção da fatura literária e o esboço da trajetória de formação de um nome de autor, a fim de relativizar a simplicidade da associação direta entre vida e obra. Por meio do comentário de alguns proce
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
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9. A função-autor: examinando o papel do nome do autor na trama discursiva
A partir das contribuições de Foucault, Brunn e Chartier, analisaremos a emergência da função autor na modernidade. Em relação à história, Foucault mostra como a figura autoral foi inventada por meio de uma trama de acontecimentos que vai da responsabilização do agente discursivo à função de referência do saber. Ele indica as características
Fractal : Revista de Psicologia. Publicado em: 2008-06
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10. Literatura e vida literária em Caio Fernando Abreu: a escrita do ir - remediável / Literature and literary life in Caio Fernando Abreu: the irremediable writting
Observando o panorama político-cultural do Brasil do final do século XX, sobretudo, os anos 70, 80 e 90, traço o cenário em que se insere Caio Fernando Abreu, bem como suas influências intelectuais e a construção / repercussão de sua biografia na e pela própria escrita, de modo a nos auxiliar na compreensão dos percursos literários por ele tomados
Publicado em: 2008
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11. William Gaddis's aesthetics of recognitions
O romance The Recognitions (Os Reconhecimentos) do escritor norte-americano William Gaddis é um texto auto—reflexivo que retrata a trajetória de Wyatt Gwyon da infância à maturidade, na medida em que ele rejeita e busca a originalidade. O presente trabalho analisa The Recognitions enfocando a problematização dos conceitos de originalidade e autoria p
Publicado em: 2007