Filme De Amor
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. DIFERENÇAS E INTERSECCIONALIDADES NAS ORGANIZAÇÕES: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE LÍDERES NOS FILMES AMOR SEM ESCALAS, O DIABO VESTE PRADA E UM SENHOR ESTAGIÁRIO1
RESUMO Abordar a temática dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Neste contexto, as narrativas ficcionais podem constituir formas de representação e produzir insights, pois pe
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2020-12
-
2. Aparelhos portáteis em oftalmologia
RESUMO Abordar a temática dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Neste contexto, as narrativas ficcionais podem constituir formas de representação e produzir insights, pois pe
Arq. Bras. Oftalmol.. Publicado em: 2020-12
-
3. “A professora de piano” e a questão da perversão
Resumo: O artigo ocupa-se de mostrar como a perversão é uma temática que ativa a pesquisa. Explora, inicialmente, a ideia de Freud sobre o fetichismo como paradigma desse operador clínico, intervalo necessário entre a neurose e a psicose. Depois apresenta noções formuladas por Lacan em seus ensinamentos. Examina, posteriormente, o filme A professora d
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2020-04
-
4. Cheek to cheek: Ginger e Fred vão ao paraíso
Resumo O ensaio interpreta uma cena do filme Top Hat, de 1935, na qual Ginger Rogers e Fred Astaire dançam “Cheek to cheek”, e discute o significado da dança e o mundo criado pelos seres dançantes.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
5. Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
resumo Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autor
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
6. AMBIÊNCIAS AFETIVAS EM AMOR À FLOR DA PELE DE W. KAR WAI
A partir do conceito de Stimmung elaborado por Gumbrecht (2010), analisamos o filme Amor à flor da pele (2000), para demonstrar que o essencial desse filme está na articulação entre as ambiências afetivas e a História.
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
-
7. O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
O artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceito
Educ. Soc.. Publicado em: 2013-06
-
8. Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino
Este artigo tem como objetivo discutir as aproximações entre a cinefilia e os cult movies com base na análise do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (2009). O amor cinéfilo, conforme surge nos anos 1950 a partir da crítica dos Cahiers du Cinéma, legitima filmes que correm à margem do gosto elevado francês e abraça obras até então cons
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
-
9. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
-
10. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
-
11. Eu te amo : a representação do amor pós-moderno no filme de Arnaldo Jabor
Este trabalho tem o objetivo de estudar a representação do amor pós-moderno proposta pelo diretor brasileiro Arnaldo Jabor em sua obra cinematográfica Eu Te Amo (1981). O amor é contemplado por essa pesquisa como uma expressão cultural cujas qualidades são atribuídas pelos valores encontrados no âmbito social e temporal em que está inserida, e ser�
Publicado em: 2010
-
12. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009