Filme Etnografico
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. Metamorfoses da imagem nas ciências sociais: três experiências com o filme etnográfico
Resumo Retomo aqui três experiências etnográficas realizadas em diferentes contextos, com o objetivo de pensar três diferentes regimes de imagem que se configuram quando as formas sociais exercem suas influências sobre as formas estéticas elaboradas no campo do filme etnográfico. No primeiro caso, uma pesquisa sobre o trabalho e o contexto da desindus
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
-
2. Gravando: desafios para (re)contar narrativas do(no) movimento social de travestis brasileiras
Resumo A produção de um documentário como estratégia de pesquisa no campo das ciências humanas ainda gera debate significativo. Buscando contribuir para esse debate, o objetivo deste artigo é apontar alguns desafios metodológicos que marcaram o processo de pesquisar/registrar/narrar um filme documentário sobre a trajetória de vida de Keila Simpson e
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2020-12
-
3. O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY
Resumo A partir de uma leitura renovada do filme Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, tomamos o sorriso de Nanook como guia para rediscutir questões cruciais, que estão na base das discussões epistemológicas tanto do cinema quanto da antropologia: o problema da verdade/falsidade e ficção/realidade, o modo de produzir o conhecimento, a encena
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
-
4. Igbo Language and Literature in Classroom Discourse: a pedagogical experimente
Resumo: Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de apre
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/01/2019
-
5. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador
Resumo: Ensaio analítico do processo de produção de imagens, formação de arquivo audiovisual, análise das fontes e criação da narrativa fílmica dos quatro filmes historiográficos que formam a caixa de DVDs Passados presentes, do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi/UFF). A partir de trechos do arquivo a
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-10
-
6. CINEMAS E MÍDIAS INDÍGENAS: CONSTRUIR PONTES, RECUSÁ-LAS. ENTREVISTA COM FAYE GINSBURG
Resumo Anos dedicados às imagens produzidas por grupos nativos de várias partes do mundo permitiram a Faye Ginsburg acompanhar a historicidade das questões interculturais que se abrigam nas imagens, mas que as ultrapassam, exigindo metodologia atenta ao que está visível na tela e também ao que ocorre fora dela. Como defende a entrevistada, a atenção
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12
-
7. Emil-Heinrich Snethlage (1897-1939): nota biográfica, expedições e legado de uma carreira interrompida
O artigo relata as expedições e a trajetória do acervo de Emil-Heinrich Snethlage (1897-1939). O pesquisador alemão teve a vocação inspirada pela ornitóloga Emilie Snethlage, sua tia, que costumava enviar à família, na Alemanha, cartas nas quais contava suas experiências como pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi. Emil sentiu-se encorajado
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
-
8. The photo in the Ffilm: public and private collections in video-portrait
Este artigo discute a inserção de fotografias nos filmes etnográficos, particularmente no gênero vídeo portrait, que entendo como o percurso de um indivíduo em seu universo social e profissional. Na reconstituição da trajetória desse personagem, a imagem fotográfica desempenha um papel importante na evocação dos fatos do passado, e dos quais muit
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
9. Film as shared ethnography: in the field, in the editing suite, on the air
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma v
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
10. Film and Ritual: epistemological dialogs between filmic anthropology and anthropological practice
O presente artigo trata sobre o diálogo de alguns procedimentos e métodos da antropologia fílmica na prática antropológica, notadamente em relação ao rito, o qual a imagem animada apreende de maneira mais direta e fluída. Para isso tomarei como base empírica o ritual de reprodução e preservação do gado em um povoado camponês dos Andes peruanos
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
11. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
12. Etologia, Antropologia e cinema: uma etnografia da violência em Sob o Domínio do Medo
Este artigo aparece como uma tentativa de compreensão do fenômeno da agressão em seus múltiplos aspectos, tarefa para a qual contaremos com os referenciais teóricos advindos da Etologia e da Antropologia Social. Para melhor expressar as idéias aqui expostas utilizaremos o cinema como recurso etnográfico. Neste sentido, destacaremos alguns trechos do f
Psicologia USP. Publicado em: 2009-12