Filme Policial
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tropa de elite: perigosas ambiguidades
Este artigo visa discutir as relações entre imagem cinematográfica e produção de conhecimento na direção da constituição de um imaginário social que funda e orienta interpretações e avaliações sobre o mundo e os fenômenos sociais que o constituem. Discute como os filmes constroem uma determinada forma de apreensão dos fenômenos sociais por m
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2013-02
-
2. Literatura e cinema : nas tramas das grandes artes
Este trabalho analisa as estruturas narrativas presentes no livro A grande arte, do escritor Rubem Fonseca, e no filme Exposure, do diretor Walter Salles Jr. O objetivo principal é comparar a realização do gênero policial nos dois sistemas semiológicos. Foi desenvolvido através dos estudos comparatistas desenvolvidos a partir da chamada Escola Norte-Am
Publicado em: 2011
-
3. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
-
4. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009
-
5. O Invasor: do roteiro ao romance
In this paper we study the crime fiction and film O Invasor, focusing the success partnership between the writer Marçal Aquino and the film director Beto Brant. The path made by novel, screenplay and film was different from the usual, because Aquino ended writing the novel in 2002, after the release of the film in 2001. As primary purpose of this paper, we
Publicado em: 2009
-
6. Bufo &Spallanzani diálogo: literatura e cinema
Esta pesquisa propõe uma análise do filme Bufo &Spallanzani (2001), de Flávio Tambellini, com o objetivo de investigar como se dá o diálogo entre o livro e sua adaptação fílmica. O fio condutor deste estudo doi o caráter auto-reflexivo do gênero policial e sua influência na construção de uma narrativa metaficcional, seja literária ou fílmica.
Publicado em: 2007