Folguedos Populares
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. FROM REVELRY TO PERFORMANCE: BIOPOWER IN THE ORGANIZATION OF THE CARNIVAL OF OLINDA
RESUMO Objetivo: O presente estudo busca compreender como o biopoder se manifesta na organização do Carnaval de Olinda. Para tanto, o Carnaval é estudado como uma complexa organização, compreendendo esse conceito para além das organizações formais, e o poder é estudado sob a perspectiva foucaultiana, que constitui a lente teórica desta investigaç
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 27/06/2019
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2. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
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3. Os fios da trama: grandes temas da música popular tradicional brasileira
Nos cantos, danças e folguedos populares brasileiros, podemos encontrar um feixe de motivos entrelaçados, padrões multicores de um tecido de que conviria procurar e acompanhar cada um dos fios aí urdidos e tramados, agrupando-os segundo sua textura ou coloração. Essas diferentes linhas temáticas, os fios da trama das expressões artísticas e religios
Estud. av.. Publicado em: 2010
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4. Quando Vargas caiu no samba : um estudo sobre os significados do carnaval e as relações sociais estabelecidas entre os poderes públicos, a imprensa e os grupos de foliões em Porto Alegre durante as décadas de 1930 e 1940
A presente dissertação analisou os carnavais de Porto Alegre ao longo das décadas de 1930 e 1940, momento em que os folguedos “populares” foram submetidos a um intenso processo de transformação em “ícones de brasilidade”. Entretanto, ver no carnaval apenas um “símbolo de identidade nacional”, como queriam os jornalistas e os poderes públi
Publicado em: 2009
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5. Mestres de caixa e viola
O texto tem como premissa a consideração de que o maior volume de escritos sobre educação popular deriva de um esforço de inúmeros pesquisadores em análises e reflexões sobre as práticas de sujeitos individuais e coletivos, visando, sobretudo, a conscientização de grupos subalternos quanto às causas das respectivas situações de pobreza e desass
Cadernos CEDES. Publicado em: 2007-04
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6. Reis, Rainhas, Calungas , Balaios e Batuques: imagens no Maracatu Az de Ouro e suas prÃticas educacionais. / Kings, Queens, Calungas, balaios and drums:images of Maracatu Ace of Gold and its educational practices.
Este trabalho versa sobre a AssociaÃÃo Cultural Maracatu Az de Ouro e acerca de como este grupo de maracatu, que à o mais antigo da Capital em atividade, desenvolve suas formas de aprendizagem. O intuito desta dissertaÃÃo à evidenciar como ocorre o processo educativo no interior de um maracatu. Notou-se, desde o inÃcio da pesquisa, que a educaÃÃo es
Publicado em: 2007
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7. SertÃo-de-Dentro (e) dos Cantos: veredas entre palcos e memÃrias no folguedo Boi de Reisado âQuixeramobim â Cearà (1940-2005) / Hinterland-of-Inside (and) of the Cantos: trails between palcos and memories in the folguedo Boi de Reisado- Quixeramobim - Cearà (1940-2005)
A pesquisa debruÃa-se sobre a condiÃÃo histÃrica de sujeitos sociais que participam do folguedo Boi de Reisado em Quixeramobim, na regiÃo SertÃo Central do CearÃ, a 224 quilÃmetros de Fortaleza, capital do estado. O trabalho aborda a festa popular como espaÃo de experiÃncia comunitÃria coletiva de trabalhadores informais, do campo e da cidade, que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2006
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8. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
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9. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
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10. O espaço e a atuação do mito nas festas de reis negros
A dissertação é uma análise do fenômeno espaço e toma folguedos populares ligados às antigas irmandades do Rosário dos Homens Pretos como parâmetros. O argumento defendido é o da necessidade de uma análise do espaço que verifique os significados culturais implícitos nos seus usos e que, somente à partir dessa compreensão dos fenômenos cultura
Publicado em: 2006
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11. WILD, BOISTEROUS AND BEAUTIFUL: THE AMBIGUITY IN THE REPRESENTATIONS OF THE POPULAR GROUPS OF THE CARNIVAL BY THE CARIOCA PRESS AT THE BEGINNINGOF THE 20TH CENTURY / SELVAGENS, ATROADORES E BELOS: A AMBIGÜIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DOS GRUPOS CARNAVALESCOS POPULARES PELA IMPRENSA CARIOCA DO INÍCIO DO SÉCULO XX
Na primeira década do século XX, o Rio de Janeiro viveu uma fase de eufórica transformação. A então capital da República ganhou avenidas e edifícios suntuosos no afã de se tornar uma cidade cartão-postal. Nesse contexto, fazia-se necessário também regenerar a metrópole de tradições que denotavam a presença incômoda de uma vasta parcela de su
Publicado em: 2005
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12. Mouros e cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia. / Moors and christians: scenes of the folkloric event of the city Prado-Bahia.
This dissertation seeks the spectacularity of the ?Combat between the Christians and Moors?, an annual ?jest? which occurs in the streets of Prado, a city located in the extreme south of the state of Bahia, Brazil. This folkloric event is a staged battle between the Moors (dressed in red) and the Christians (dressed in blue). It consists in the hostile dialo
Publicado em: 2005