Funcao Poetica
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
-
1. Hölderlin vanguardista. Desejo de Elfriede Jelinek (1989)
Resumo Ao longo do romance de Elfriede Jelinek, Desejo, há um amplo uso de citações da poesia de Hölderlin, às vezes pouco perceptível, às vezes grotescamente alterada. Tem havido pouco consenso acadêmico sobre a função dessas citações: alguns encontraram vestígios de uma noção utópica de uma sociedade justa e justa para contrastar com a dura
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-12
-
2. Um panorama da cartografia no Brasil: uma investigação a partir das teses e dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017
Resumo Neste artigo, buscamos esclarecer aspectos fundantes da cartografia e apresentar resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar os modos de uso do método como aporte metodológico pela área da Comunicação no Brasil. Para tanto, apresentamos inicialmente um mapa desse método e examinamos o estado da arte a partir de teses e dissertaç�
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
-
3. Quando a Burocracia é Literatura: a literariedade em relatórios de Graciliano Ramos
Resumo: O estudo se orienta ao uso pedagógico da expressão literária que aponte os elementos de literariedade em narrativas históricas. Para isso, verificamos a literariedade presente nos relatórios do prefeito Graciliano Ramos, produzidos entre 1929 e 1930. O resgate histórico da rotina administrativa revela a educação literária do autor, repleta d
Educ. Real.. Publicado em: 12/08/2019
-
4. Mito, literatura e o boi rosiano
Resumo No universo poético-simbólico de Guimarães Rosa, o boi ou touro tem assento privilegiado. A obra do escritor é atravessada pelos berros e urros do gado, seu comportamento e existência, sua estranha sabedoria imemorial. O boi de Rosa vem de longe. Oriundo do substrato religioso das mais antigas civilizações - Assíria, Babilônia, Egito, Índia
Alea. Publicado em: 2019-04
-
5. SABER, VERDADE E GOZO: O MURO DE LINGUAGEM E A FUNÇÃO POÉTICA
Resumo: Este artigo propõe uma articulação entre saber, verdade, gozo como uma escrita no muro de linguagem, interrogando acerca da possibilidade de sua transposição a partir da função poética. Tal função, em sua articulação com a lógica da inexistência da relação sexual, a qual contraria a lógica da não-contradição, nos aponta uma via pa
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2017-08
-
6. Metarretórica, conceito e aplicação: a poética de Augusto de Campos
resumo A forma de atualização retórica mais frequente que identificamos na poética de Augusto de Campos consiste em redimensionar certos procedimentos estéticos já convencionais, dando-lhes uma forma imprevista. O poeta submete determinadas figuras a uma espécie de tradução intersemiótica que, nos termos da função poética de Décio Pignatari, en
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
7. A palavra poética no ter-lugar da língua: estética, ética e política
RESUMO Trata-se de um trabalho que objetiva especular sobre a natureza e a função da palavra poética do ponto de vista da relação que estabelece entre o estético, o ético e o político. Inquieta-nos saber como a linguagem poética, inscrita no seio da língua, pode se configurar como um gesto de resistência e subversão ao investir na não-representa
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-12
-
8. Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsão
O presente artigo presta-se a relacionar alguns importantes conceitos da psicanálise, tais como a pulsão invocante, a experiência pática do estranho e as possibilidades de gozo e destinos da pulsão, enredados pela via da Psicanálise Implicada circunscrita ao campo teórico de Freud e Lacan. Tomamos a música como uma enigmática poética do indizível
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2016-09
-
9. A politização do monstro
RESUMO: As Erínias tinham por função despertar o ódio e a sideração. A politização das Erínias em As Eumênides, de Ésquilo, e sua transformação em Benevolentes seres de fala participam da elaboração na poética do discurso trágico de uma palavra que subjetiva a culpa e o ódio.
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2016-08
-
10. A Mimesis Musical
RESUMO: A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e,
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
-
11. A Ópera e o Final Feliz: Questões de Poética
RESUMO: Desde os primórdios dos espetáculos teatrais inteiramente musicados, estabelece-se a convenção tácita do final feliz. Desse modo, até mesmo episódios oriundos de escritores antigos, com conhecidos finais funestos, acabaram sendo transformados, acomodando a trama aos usos dos locais onde óperas eram apresentadas. Apesar de parecer uma soluçã
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
-
12. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença)
Na função de um texto físico, conceitual e operatório, que utiliza a filosofia da diferença e as teorias da tradução literária e poética, defende-se a seguinte tese: em termos educacionais, o conceito de diferença pura possibilita pensar uma didática da tradução. Dispõe-se essa didática na cena dramática da aula, sua zona prática e proximal
Pro-Posições. Publicado em: 2015-04