Gesto Musical
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais
Este artigo, Parte 1 do mesmo estudo, mostra como foi realizado um tratamento descritivo, através de uma análise percentual, dos dados experimentais obtidos ao observar a influência do gesto corporal sobre as sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um trecho musical em percussão. Dentro da complexa relação estabelecida entre o percussio
Per musi. Publicado em: 2015-06
-
2. Gesto na performance da percussão, Parte 2: análise fatorial de correspondências de dados experimentais
Este artigo, Parte 2 do mesmo estudo, apresenta os resultados do experimento “Sensação de continuidade de um trecho musical” (CHAIB et. al. 2013) analisados através da técnica estatística Análise Fatorial de Correspondências (AFC). O objetivo principal dessa análise é o de observar, através de índices, a influência do gesto na transmissão de
Per musi. Publicado em: 2015-06
-
3. Ricorrenze: do objeto sonoro ao gesto musical
Parte do livro:Luciano Berio: legado e atualidade
Autor(es): Kafejian, Sergio
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
4. 1 - O gesto musical na composição eletro acústica mista
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
5. Três perspectivas gestuais para uma performance percussiva: técnica, interpretativa e expressiva
Esse artigo¹ propõe uma reflexão sobre a atuação do intérprete percussionista em função dos gestos que o mesmo poderá aplicar sobre uma performance musical. Para uma construção performativa, que acreditamos poder auxiliar na transmissão do conteúdo musical de uma obra, selecionamos três ações gestuais: técnica (relativa aos movimentos corpor
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
6. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
-
7. O espetáculo semiótico do Cancioneiro da Paraíba: canto, gesto e verbalização
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar como as parlendas e cantigas registradas no Cancioneiro da Paraíba (1993), organizado por Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, foram ressignificadas em processos de criação musical coletiva. A teoria-base que ancorou o nosso olhar foi a Semiótica Greima
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
-
8. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar
O presente trabalho é um estudo do gesto como alicerce da experiência musical. São desenvolvidos os conceitos de gesto musical e gesto corporal e a sua conexão com a interpretação musical. Posteriormente, procedo à análise das inter-relações entre ambos os tipos de gesto na obra para piano solo ¿Sul Re¿ (1981) de Héctor Tosar (1923-2002) na busc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
9. Escrito com o corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical / Escrito com o corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical
O estudo aborda o papel do gesto e da corporalidade na composição, interpretação e percepção musical. Investigaremos obras de diferentes épocas e estilos, porém nosso esforço principal se concentra na corporalidade e do gesto para a interpretação e composição no contexto da música contemporânea. Duas obras são especialmente analisadas, as Var
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
-
10. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
-
11. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough / An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utiliza�
Publicado em: 2010
-
12. A plasticidade do sonoro / The plasticity of sound
A pesquisa descreve a representação sonora dos registros visuais de um movimento repetitivo, nos quais, deflagram-se a vivência do cotidiano, a aprendizagem do corpo no desenvolvimento do gesto e a influência do ambiente e das emoções, convergindo para a formação e quebra de padrões. Enquanto a investigação de diferentes materiais sonoros procurou
Publicado em: 2010