Gestos Musicais
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. A emergência da reação estética da criança na atividade musical
Resumo Com base na psicologia histórico-cultural, o presente projeto teve por objetivo estudar a emergência da reação estética na criança. Para tanto, foram realizadas sessões de audição musical dialogada com crianças na faixa etária dos sete aos doze anos de idade. Elas ouviam alguns trechos de composições musicais previamente escolhidos pelos
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2018-04
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2. Anamorfoses na música eletroacústica mista
Uma problemática fundamental da música eletroacústica mista surge em situações ambíguas oriundas das mesclas entre a esfera instrumental e a eletroacústica, que podem colocar em dúvida não somente a origem das fontes sonoras, mas também os processos pelos quais os sons podem ter sido submetidos ao longo da composição. Nesses casos, denominados anamorfoses, surgem desconexões, desvios no desenrolar mais comum e esperado para certos gestos instrumentais. A presença humana na situação da performance tende a polarizar as atenções e, portanto, acentuar essas eventuais distorções, uma vez que as anamorfoses atuam no limiar entre relações audiovisuais mais diretas – o que é visto em termos gestuais é coerente com o que é escutado – e relações mais distantes – o que é visto não apresenta conexão imediata com o que é escutado. Na introdução e na primeira parte do livro é apresentado um panorama histórico da música eletroacústica mista, além de conceitos que servirão de base para fundamentar a problemática das anamorfoses e um mapeamento de exemplos considerados representativos desta problemática. Já na segunda parte do livro o autor busca um aprofundamento da questão por meio da análise de duas obras eletroacústicas mistas: Parcours de l’Entité (1994), de Flo Menezes, e Altra voce (1999), de Luciano Berio. Desse modo, as anamorfoses na música eletroacústica mista são apresentadas tanto do ponto de vista dos materiais musicais em si como da dinâmica global da performance, já que elementos extramusicais são frequentemente previstos por compositores para enfatizar tais distorções.
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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3. Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2012-03
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4. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar
O presente trabalho é um estudo do gesto como alicerce da experiência musical. São desenvolvidos os conceitos de gesto musical e gesto corporal e a sua conexão com a interpretação musical. Posteriormente, procedo à análise das inter-relações entre ambos os tipos de gesto na obra para piano solo ¿Sul Re¿ (1981) de Héctor Tosar (1923-2002) na busc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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5. A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons. Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2011
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6. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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7. Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community / SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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8. Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações
No presente trabalho, dez gravações do Ponteio n° 49 de Camargo Guarnieri (1907- 1993) foram analisadas e comparadas com o objetivo de encontrar traços interpretativos comuns bem como características singulares. A teoria dos gestos musicais de Robert Hatten amparou a análise do conteúdo gestual inferido da partitura. Os dados de tempo e dinâmica fora
Publicado em: 2011
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9. Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, relações, reelaborações, modos de agir e pensar sobre música do aluno a partir da interação sócio-cultural no contexto da e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. Em Tudo que Eu FaÃo Eu Procuro Ser Muito Rock And Roll: Rock, Estilo de Vida e Rebeldia em Fortaleza / In everything I do, I find to be very rock and roll: Rock, lifestyle and rebelship in Fortaleza
Uma numerosa parcela da juventude de Fortaleza reproduz um estilo de vida baseado no gÃnero musical chamado de rock e nos valores e modelos associados a ele. Elaborando uma atitude de rebeldia diante do mundo social e ressaltando um discurso de que vivem em uma condiÃÃo de outsiders, os roqueiros criam gestos, visuais, palavras e comportamentos, que compa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/06/2010
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11. Uma máscara, um corpo : a figura do Ambrósio - a brincadeira do cavalo-marinho de Pernambuco como fonte renovadora da criação em dança / A mask, a body : the figure of Ambrosio - the cavalo-marinho play from Pernambuco (Brazil) as a renewer source of creation in dance
O objetivo desta investigação é discutir o processo criativo em dança inspirado no intercruzamento dos saberes e fazeres corporais presentes no imaginário da brincadeira do Cavalo-Marinho pernambucano, focada especificamente na corporeidade da figura do Ambrósio, tipo presente nesta manifestação cultural, considerando seus valores humanos, culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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12. Vastidão de os Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer: um estudo sobre sua estrutura intervalar, gestos musicais e possíveis relações com outras composições do autor
O presente trabalho oferece uma análise dos gestos musicais e configurações intervalares da peça intitulada Vastidão, pertencente aos Seis Pequenos Quadros (1981) para piano de Bruno Kiefer. A incidência constante de gestos previamente levantados por Luciane CARDASSI (1998) em outras obras de Kiefer bem como a presença do elemento octatônico são est
Per musi. Publicado em: 2010