Guel Arraes
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Auto da Compadecida: memória, identidade e imaginário em tradução intersemiótica
RESUMO O Auto da Compadecida, filme dirigido por Guel Arraes, em 2000, trata-se de uma tradução intersemiótica do texto dramático de Ariano Suassuna, produzido em 1955. O objetivo deste trabalho é discutir as articulações entre imaginário, memória e identidade no contexto da obra cinematográfica. Analisa-se, nesta proposta, a linguagem verbal, visu
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
-
2. O NÚCLEO GUEL ARRAES, DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, E A CONSAGRAÇÃO CULTURAL DA "PERIFERIA"
Resumo Desde a década de 1980, uma geração de artistas e intelectuais tem contestado a oposição entre "alta" e "baixa" culturas e se valido de seu capital midiático para produzir programas de TV em que desponta uma nova estrutura de sentimentos anti-intelectualista, apegada ao valor da "diversidade", refratária ao nacionalismo, ao partidarismo e a uma
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2013-12
-
3. Um olhar sobre as relações entre literatura e cinema: a adaptação de Lisbela e o Prisioneiro
This work aims to perform a comparative study between literature and cinema, trying to think on the process of transposition from literature into the language of the cinema. As corpus of this research, we have chosen the theatrical literary text Lisbela e o Prisioneiro by Osman Lins, written in 1961, and the homonymous film. The movie was directed by Guel Ar
Publicado em: 2010
-
4. A thinking about audiovisual, O auto da compadecida by Guel Arraes / Um pensamento sobre o audiovisual, O auto da compadecida de Guel Arraes
Esta dissertação verifica as características da construção narrativa que possibilitam à produção midiática audiovisual transitar entre diferentes meios. O estudo foi feito sobre a obra O Auto da Compadecida dirigida por Guel Arraes para a televisão em 1999, e sua montagem cinematográfica, realizada em 2000. Através de uma análise descritiva, foi
Publicado em: 2006
-
5. RapsÃdia no sertÃo: Do "cÃdex" Ã tela, a trajetÃria da trupe do Auto da Compadecida.
Auto da Compadecida à uma narrativa performÃtica pelo seu carÃter cÃnico e polÃtico-social. Utiliza-se de um cenÃrio transgressor como uma pequena vila do sertÃo nordestino, TaperoÃ, esquecida pelo poder constituÃdo e, conseqÃentemente, acolhida pelo poder paralelo, o cangaÃo. As personagens suassunianas representam nÃo uma figura isoladamente, m
Publicado em: 2006
-
6. Analysis of the link between History and laughter in three texts produced in Brazil in the last decade of the twentieth century / Deglutição cultural: riso e riso reduzido no Brasil da última década do século XX
This thesis has the aim to analyse the link between History and laughter in three texts which belong to different genre and were produced in the last decade of the twentieth century. The three works are: the novel Avante, soldados: para trás, by Deonísio da Silva; the film Carlota Joaquina: princesa do Brazil, by Carla Camurati; and the tv series Caramuru:
Publicado em: 2006
-
7. A minissérie"Auto da Compadecida": a televisão de Guel Arraaes.
ABSTRACT Television directors, as well a film producers very often base their material on literature for their artistic realizations, making adaptataions of outstanding classics of literature. The object of this study is the adaptaions of the literary work Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, made for television by Guel Arraes (Globe network, 1999). The
Publicado em: 2005
-
8. THE CONTEMPORARY AUDIOVISUAL: A WORLDY LANGUAGE / O AUDIOVISUAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA LINGUAGEM MUNDIALIZADA
The dissertation The contemporary audiovisual - a worldy language discusses the relations between the several medias that compose the audiovisual and their influences amongst one another, in order to understand wether there is one specific aesthethic for each one of them or if there is a general one that englobes all these medias, a wordly aesthethic. Our st
Publicado em: 2005
-
9. O AUTO DA COMPADECIDA: DA CULTURA POPULAR À CULTURA DE MASSA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FOLKMÍDIA
O presente trabalho consiste em uma análise sistemática da obra de Ariano Suassuna Auto da Compadecida, escrita em 1955, e suas transcodificações para TV e cinema. Nesta pesquisa procuramos apresentar a apropriação da cultura popular pela cultura de massas num processo folkmidiático, onde Guel Arraes realizou a adaptação mais elogiada pela crítica,
Publicado em: 2003