Historia Em Quadrinhos Rio Grande Do Sul
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Imagem e imaginário dos vilões contemporâneos: o vilão como representação do mal nos quadrinhos, cinema e games
O presente estudo apresenta os vilões das histórias em quadrinhos, cinema e games nos meios de comunicação visual contemporâneos, através de um enfoque de suas imagens e imaginários na modernidade e, principalmente, na pós-modernidade. No estudo, as imagens destes vilões selecionados, são entendidas elementos da mídia e da comunicação visual, qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/05/2012
-
2. Um estudo da compreensão leitora em indivíduos inseridos em contextos sociais diferentes
Esta pesquisa procurou investigar o impacto do universo experiencial dos indivíduos na compreensão leitora, analisando as diferentes leituras que os participantes fizeram de tiras da Mafalda. Realizaram-se análises qualitativas e quantitativas da capacidade inferencial de dois grupos de participantes, com a faixa etária entre 14 e 22 anos de idade, que e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2012
-
3. Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula
It is fundamental today to seek for a more coherent practice in a globalised contemporaneity with less time and space, and young people who are less willing to blindly obey. The teacher¿s individual performance in the classroom, if not solely accounts for the school openness for life, is a significant aspect of it. Thus, I insert the proposal for the use of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
4. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade : jovens e fanfictions
O presente estudo, inspirado nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente voltado à história das práticas de leitura e escrita, tem como objetivo examinar algumas das transformações operadas nas práticas de escrita e leitura deflagradas com o surgimento dos computadores e da internet. As tecnologias da informação e comunicação da at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
5. O imaginário nas imagens de Sandman
A presente pesquisa tem por objetivo estudar o imaginário de uma história em quadrinhos específica: Sandman. Para encontrar os motivos que fazem tal gibi tão singular no meio quadrinhístico, investigamos as características intrínsecas presentes na obra. Esta pesquisa norteia-se pela Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson (1995). Segundo ess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
6. A cor que veio do espaço : uma adaptação literária para histórias em quadrinhos
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento do Projeto gráfico para histórias em quadrinhos. Como base, foi tomado a elaboração de uma adaptação do conto de horror “A Cor que veio do espaço”, de Howard Phillips Lovecraft para o formato de arte seqüencial. A proposta pretende converter a obra original para uma mídia que vem cre
Publicado em: 2011
-
7. Representações da guerra fria na história em quadrinhos : Batman, o cavaleiro das trevas
Este trabalho tem como objetivo as formas de representação da Guerra Fria durante a década de 1980 na história em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas, produzida pelo desenhista e roteirista estadunidense Frank Miller em 1986. para isso, esse trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, recupero a trajetória das histórias em quadrinh
Publicado em: 2011
-
8. Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam
Publicado em: 2010
-
9. Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade
O presente trabalho discute as imagens de Frank Miller enquanto comunicação. Tais imagens representam uma linguagem visual através da narrativa das histórias em quadrinhos contemporâneas, uma vez que percebemos a identificação da visualidade pós-moderna no estilo de Frank Miller. A Hermenêutica de Profundidade referida por John Thompson foi a metodo
Publicado em: 2010
-
10. Inovação pela tradição : narrativa de M. Night Shyamalan em corpo fechado (unbreakable, 2000)
Buscamos analisar como mitologia e quadrinhos se cruzam no filme Corpo Fechado (Unbreakable) de M. Night Shyamalan. Iniciamos investigando a presença do pensamento mítico em nosso inconsciente, condicionando todo agir e pensar humanos. Apontaremos alguns arroubos desses motivos mitológicos no decorrer do tempo, camuflados na arte e na ciência e, por fim,
Publicado em: 2010
-
11. Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
As histórias em quadrinhos apresentam uma linguagem que oferece a possibilidade de leitura tanto das imagens como dos textos, contribuindo assim com o desenvolvimento dos leitores. Nas últimas décadas, elas vêm sendo utilizadas como recursos didáticos nas escolas e estão recebendo cada vez mais espaço nas bibliotecas. O presente trabalho teve como obj
Publicado em: 2010
-
12. A televisão em : o cavaleiro das trevas
Este trabalho consiste em um estudo da figura da televisão na história em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Procura-se responder a duas questões centrais: quais são os papéis desempenhados pela TV na estrutura narrativa da obra e que televisão é essa retratada por Miller. A forma de análise escolhida é a cartografia, pro
Publicado em: 2010