Identidades Africanas
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Questionando a branquitude da nação: configurações de identidades africanas e “cultura afro” em Buenos Aires (Argentina)
Resumo: Nas últimas décadas, a sociedade argentina experimentou um questionamento progressivo de sua suposta “branquitude”. Desde meados da década de 1990 foi criado um movimento social afrodescendente, formado por organizações que lutam por sua revisibilização, contra o racismo e a exclusão. Além disso, a chegada de migrantes afro-descendentes,
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2020-04
-
2. Escalas da identidade na literatura africana das independências: uma abordagem exploratória sobre nacionalismo, identidades sociais e produção cultural
Resumo Este artigo busca investigar de que maneira escritores africanos da época das independências recorriam, em seus textos, a identidades sociais demarcadas em termos de nação, raça, etnia e classe, no esforço de definir, explicar e pautar a ação coletiva pelo quadro de projetos políticos nacionais específicos. Após revisar a possibilidade de s
Tempo. Publicado em: 2018-01
-
3. Africanos e “nações” do tráfico de escravos através de registros paroquiais: notas preliminares de perspectivas comparativas entre Brasil e Cuba no século XVII
Resumo Neste artigo analisamos as possibilidades analíticas de pensar as identidades dos africanos numa perspectiva de história atlântica. A partir de registros paroquiais - para Brasil e Cuba - no século XVII consideramos as nomenclaturas e classificações das origens dos africanos. Como as nomenclaturas apareceriam em diferentes áreas da escravidão
Tempo. Publicado em: 2016-12
-
4. Religião e parentesco entre os bakongo de Luanda
Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre religião e parentesco entre os bakongo, um dos principais grupos étnicos de Angola. Explora as formas específicas pelas quais este grupo reorganiza-se internamente no contexto de Luanda desde a independência, a partir da entrada de importantes contingentes antes exilados no então Zaire, atual Re
Afro-Ásia. Publicado em: 2013
-
5. Ser mina no Rio de Janeiro do século XIX
Através das experiências de dois africanos ocidentais enviados à Bahia como escravos, provavelmente em torno de 1840, e depois vendidos para o Rio de Janeiro onde eles se conheceram, tornaram-se amantes, compraram sua liberdade, se casaram e se divorciaram, discuto o debate contínuo sobre o remodelamento ou transferência de identidades étnicas africana
Afro-Ásia. Publicado em: 2012
-
6. Cabo Verde e a importação do ideologema brasileiro da mestiçagem
Este artigo busca desvelar as relações entre a formação de intelectuais e as lutas em torno da definição da identidade nacional em Cabo Verde. Até as duas primeiras décadas do século XX a África aparecia para os intelectuais cabo-verdianos como potência adormecida, a colonização portuguesa era parcialmente contestada e uma identidade atlântica
Publicado em: 2011
-
7. Desert and Poisson dor: rewriting of memory and origins search / Desert e Poisson dor: reescritura da memória e busca de origens
Este trabalho tem como objetivo analisar dois romances do escritor francês Jean Marie Gustave Le Clézio considerando a presença de um interdiscurso que caracteriza os textos. Nessa perspectiva, o romance Poisson d´or (1997) é, em parte, uma espécie de reescritura de sua obra-prima Désert (1980). Trata-se de dois discursos que se organizam um em relaç
Publicado em: 2009
-
8. A banda Pelos de Cachorro
Esse trabalho apresenta a trajetória de quatro músicos integrantes de uma banda de rock, a banda Pelos de Cachorro, moradores do Aglomerado da Serra, na região centro sul de Belo Horizonte. Através da experiência estética e social desses jovens, e buscando compreender como e por que o rock se tornou a forma de expressão eleita por eles, chega-se a ref
Publicado em: 2007
-
9. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos
O artigo procura refletir sobre o papel do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia, no século XVIII, como um dos fatores de construção de identidades entre segmentos da população negra no Brasil colonial. Defendo a idéia de que o estímulo ao culto fazia parte de uma das estratégias da Igreja na conversão de africanos e seus descendentes, no entant
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2006-06
-
10. De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné: ethnic groups and the construction of the African identities in the city of São Paulo (1800-1850) / De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné: grupos étnicos e formação de identidades africanas na cidade de São Paulo (1800-1850)
A reunião de africanos, escravos e libertos, em grupos étnicos foi uma das características das formas de organização e de sociabilidades dessa população em várias regiões do Brasil. A princípio, essas categorias étnicas foram criadas pelos indivíduos que lidavam com o comércio de escravos, quais sejam, traficantes, comerciantes e compradores, ca
Publicado em: 2006
-
11. Os Rosarios dos Angolas : irmandades negras, experiencias escravas e identidades africanas na Bahia setecentista
The Rosary brotherhoods in Bahia, from the first foundations in the middle of the XVIIIth century to the end of the XIXth century, were mostly controlled by Africans from Angola and their Creole partners. That shows a valuation of this place by the Angolans more than any other African group. The identification with Catholic brotherhoods points to the importa
Publicado em: 2005
-
12. Cabo Verde e a importação do ideologema brasileiro da mestiçagem
Este artigo busca desvelar as relações entre a formação de intelectuais e as lutas em torno da definição da identidade nacional em Cabo Verde. Até as duas primeiras décadas do século XX a África aparecia para os intelectuais cabo-verdianos como potência adormecida, a colonização portuguesa era parcialmente contestada e uma identidade atlântica
Horiz. antropol.. Publicado em: 2000-11