Imagem Teatro
Mostrando 1-12 de 67 artigos, teses e dissertações.
-
1. Uma onda de lama: viagem de águas tóxicas, de Bento Rodrigues ao Atlântico brasileiro
RESUMO O artigo oferece uma análise antropológica do momento posterior ao desastre da Samarco, ocorrido em novembro de 2015. Exploramos a metáfora da onda de lama para seguir notícias, experiências e representações sobre o deslocamento de rejeitos de mineração, ocorrido a partir de Bento Rodrigues, descendo o rio Doce até atingir o oceano. Baseamo-
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2018-04
-
2. Efeitos de Presença: estratégias do filme-teatro?
Resumo: O ensaio avalia os diferentes métodos de produção de um efeito de presença, adotados na gravação e na montagem de filmes realizados a partir de espetáculos cênicos. A encenação, a ontologia da imagem fílmica, a pluralidade de interpretações das manifestações de presença, as conexões entre o público da sala de espetáculo e o do film
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
-
3. A farsa do vilão arrependido: François Villon e o teatro burlesco medieval na França
Resumo A imagem contemporânea de François Villon remonta ao final do século XIX, quando o poeta medieval foi considerado pela historiografia literária o criador do lirismo moderno na França. No entanto, há diversas evidências de que os testamentos de Villon pertencessem ao gênero do teatro burlesco medieval chamado de “monólogo dramático”. Essa
Alea. Publicado em: 2017-12
-
4. O "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" e a construção de uma vida boa em Ticopó, Yucatán, México
Resumo No contexto do campo da Comunicação para o desenvolvimento e mudança social, este artigo tem como objetivo explorar a relação entre teatro e desenvolvimento no caso do "Laboratório de Teatro Camponês e Indígena" (2004-2006) com base em uma pesquisa Ex post facto realizada por meio de entrevista de foco sobre os habitantes maias de cidades e Ca
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-08
-
5. Amar uma imagem.
RESUMO O artigo reflete acerca das motivações que levam os indivíduos a gostar das imagens. Parte da ideia de "ilusão" enquanto mecanismo que depende de uma aceitação consciente por parte dos indivíduos para, seguidamente, abordar a imagem enquanto entidade que permite a projeção e exteriorização dos desejos particulares dos espectadores. Utiliza
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
6. Figurino docente
Este artigo relata uma investigação -formação, na qual buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o "figurino" dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
-
7. Imagem: do cinema para a performance
RESUMO No âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se la
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
8. "Apu Ollantay": teatro Inca como exemplo das formas de interação entre os Incas e as sociedades da Amazônia ocidental
O artigo analisa a obra de dramaturgia Quechua "Apu Ollantay" com a intenção de melhor compreender as relações de poder que os Incas estabeleceram com a parte amazônica de seu império, o Antisuyu. Argumenta-se que a peça "Apu Ollantay" funcionou como um instrumento social e político para ampliar a magnitude imperial Inca e para projetar a imagem de u
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-04
-
9. Da Imagem à Cena: o palhaço fotógrafo e o registro do circo-teatro
RESUMO Este artigo trata do registro, a princípio registro fotográfico e depois escrito, realizado pelo palhaço Cadilac e evidencia a forma de atuação nos pequenos circos mambembes e o início de uma troupe circense, no período entre 1950 e 1970. A pesquisa, concluída em fevereiro de 2012, teve como resultado final a dissertação na área de Artes C�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
-
10. Espaços livres para a fantasia: descrição de imagem, de Heiner Müller
O artigo aborda a peça Descrição de imagem, de Heiner Müller, como um exemplo de sua dramaturgia tardia. Pela análise dos diversos movimentos do texto, busca-se entender a qualificação, dada pelo próprio Müller em sua autobiografia, da peça como um autodrama, termo que remeteria, segundo a hipótese do artigo, a um confronto com o gênero brechtian
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
-
11. História e ressignificação: Joana d\ Arc e a historiografia francesa da primeira metade do século XIX / History and resignification: Joan of Arc and the French historiography of the first half of the nineteen century
A vida da moça, que ainda criança começara a ouvir vozes lhe revelando a missão de libertar a França dos invasores ingleses, que liderou um exército, coroou o seu rei e teve um destino trágico, sendo queimada viva como herege, parece saída de uma obra literária, mas como bem lembra Colette Beaune Joana dArc é provavelmente, a figura de mulher mais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
-
12. THE THEATER OF POWER AND THE THEATER OF THE OPPRESSED: SOCIAL RESISTANCE AND INTERVENTION IN CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011) / O TEATRO DO PODER E O TEATRO DO OPRIMIDO: FORMAS DE RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO SOCIAL EM CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011)
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a intervenção teatral como forma de intervenção social que busque reconhecer formas de resistência social de grupos sociais em situação de subalternidade para valorizá-las, recuperando uma discussão já iniciada no Serviço Social. O objeto empírico tratado é um conjunto de intervenções teatrais realizadas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2012