Imagens Cinematograficas
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1. Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica
Resumo Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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2. Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas / Discourse in image on the feminine: the subject in the screens
Este trabalho aborda a relação da mulher com a sensualidade tal como retratada em quatro filmes dos anos sessenta, oriundos de diferentes países. São eles: Nunca aos Domingos (Pote tin Kiriaki, 1960), de Jules Dassin; Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965), de Roman Polanski; A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), de Luis Buñuel e A Primeira Noite de um Home
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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3. Divergent imagery, historic \"conciliation\": memory, melodrama and documentary in the movies Four days in September and Hércules 56 / Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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4. URBANESAURBANESAS ERRANTES: experiência e teimosia nos riscos da cidade. / URBANESAURBANESAS wandering: experience in risk and stubbornness of the city.
Entre aqueles que se apaixonam pela vida das cidades, as urbanesas ganham tantos nomes quantas são suas feições: cidades invisíveis, cidades subjetivas, musas das ruas, contramãos. Partindo dos relatos de sonho criados por alguns destes apaixonados, traçamos a fisionomia das urbanesas, num procedimento de montagem que incorpora o que nos contam estes s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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5. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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6. CINEMA ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A AUDIODESCRIÇÃO DE O GRÃO DE PETRUS CARIRY / ACCESSIBLE TO PEOPLE WITH CINEMA VISUAL IMPAIRMENT: A audio description The GRAIN PETRUS Cariry
Esta dissertação investiga a tradução audiovisual do cinema para pessoas com deficiência visual por meio da audiodescrição (AD) do filme O Grão, com base nos fundamentos teóricos de análise de AD, elaborados por pesquisadores espanhóis, principalmente. Segundos dados do IBGE (2000), somente no Ceará, são quase um milhão de pessoas com deficiên
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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7. A sociabilidade nas salas de cinema da cinelândia porto-alegrense retratada na Revista do Globo na década de 40 (1940-1949)
O cinema se impôs como elemento formador do espaço urbano das grandes cidades. As majestosas salas de cinema foram erguidas em todas as capitais do Brasil, sendo fruto do interesse coletivo. Em Porto Alegre elas se situaram inicialmente na Rua da Praia, lugar onde se reunia a elite da capital gaúcha, para o footing, conversas em cafés e confeitarias e as
Publicado em: 2011
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8. Cinema, vontade de verdade e formação estética na educação
Este trabalho de conclusão de curso está inserido em uma pesquisa realizada na Faculdade de Educação da UFRGS, intitulada “Educação do Olhar e Formação Éticoestética: cinema e juventude”. Dentro dessa pesquisa, realizamos uma busca por dados quantitativos, aplicando questionários junto a alunos e alunas de cursos de Pedagogia da Grande Porto A
Publicado em: 2010
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9. A influência do Grupo Dziga Vertov no cinema de Jean-Luc Godard / The influence of Group Dziga Vertov in the cinema of Jean-Luc Godard
O trabalho investiga a transformação estética no cinema de Jean-Luc Godard, analisando antes, durante e pós o grupo Dziga Vertov, encabeçado por Jean-Luc Godard e estudantes maoístas. A mudança estética de Godard é notada por muitos, contudo há escassez de estudos detalhados sobre a influência dos anos do Grupo Dziga Vertov. Portanto, este trabalh
Publicado em: 2010
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10. O cinema como experiência sinfônica : a partitura orquestral do filme "O iluminado", de Stanley Kubrick / Cinema as a symphonic experience : the orchestral score of the movie "The shining" of Stanley Kubrick
O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma aproximação entre cinema e música no que concerne aos mecanismos de produção de sentido articulados por ambas as artes. A partir dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo, concebidos por Deleuze através das teorias de representação da matéria de Bergson, o estudo propõe defender a idéia de
Publicado em: 2010
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11. A "DESORDEM" DO TEMPO : as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem / THE "DESORDER" OF TIME : the relations between cinema and History the movie The Hills of Disorder
Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze ("As Potências do Falso") acerca da narrativa neste. Tomad
Publicado em: 2010
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12. A imagem da violência urbana no documentário cinematográfico brasileiro na contemporaneidade
A pesquisa tem por objetivo a análise da imagem da violência urbana no cinema documentário brasileiro, utilizando como objeto de estudo, um grupo de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sac
Publicado em: 2010