Industria Cinematografica Brasileira
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes
Resumo A formação de redes entre empresas e stakeholders do setor de comunicação com os ambientes de interesse da atividade econômica se destaca como tema de interesse na área. Assim, o presente artigo se propõe a mapear e analisar as interações sociais na produção e distribuição cinematográfica no Brasil, apresentando as relações em rede com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2018-01
-
2. Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva - produção, distribuição e exibição - e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice
Nova econ.. Publicado em: 2014-12
-
3. STRUCTURING AND FINANCING OF BRAZILIAN FILM INDUSTRY: THE AMBITION OF A SELF-SUSTAINING PATH / ESTRUTURAÇÃO E FINANCIAMENTO DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: A AMBIÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA AUTOSSUSTENTÁVEL
O desenvolvimento e consolidação da atividade cinematográfica enquanto indústria resultou de um processo longo e complexo de ações por parte de agentes tanto privados como governamentais do mundo todo, no intuito de encontrar um equilíbrio industrial, financeiro e social para esta atividade altamente onerosa e arriscada, porém estratégica para a mai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
-
4. Fronteiras híbridas nas geografias imaginárias do cinema gaúcho : o exemplo de " cerro do jarau " (2005), de beto souza
A produção cinematográfica brasileira contemporânea de longa-metragem (de 1993 aos dias atuais), e, por extensão, a sul-rio-grandense, vislumbra um exemplo de como um universo simbólico idiossincrático – o gaúcho – pode ser remodelado pelas demandas conceituais de uma indústria cultural tanto local como global, subordinando-o à mitologia dos en
Publicado em: 2010
-
5. Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro
Objetiva-se discutir e analisar as trajetórias de produção, comercialização e exibição no mercado interno dos filmes Cidade de Deus e Janela da alma, mapeando convergências e diferenças. Trata-se de estudo de caso múltiplo, de natureza exploratória, com base em triangulação de fontes. Os resultados mostram as seguintes convergências: o estreita
Revista de Administração de Empresas. Publicado em: 2009-03
-
6. Os intelectuais na Terra de Vera Cruz : cinema, identidade e modernidade
Esta pesquisa trata da relação entre cinema, identidade e modernidade, a partir da análise sociológica sobre as especificidades da narrativa audiovisual desenvolvida pela Cia. Cinematográfica Vera Cruz, empreendimento que procurou consolidar o discurso de modernização da imagem socioeconômica da realidade brasileira através do projeto de industriali
Publicado em: 2007
-
7. Instituições do Estado e políticas de regulação e incentivo ao cinema no Brasil: o caso Ancine e Ancinav
Este artigo analisa as políticas públicas de regulação, fiscalização e incentivo à indústria audiovisual no Brasil, a partir da criação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Pela perspectiva das transformações recentes no aparato institucional do Estado brasileiro, o artigo estuda a especificidade de uma agência reguladora criada para atuar n
Revista de Administração Pública. Publicado em: 2006-08
-
8. Distribuição e exibição na industria cinematografica brasileira (1993-2003) / Distribution and exhibition in the Brazilian film industry
Objetivo desta pesquisa é o de entender como aconteceram as relações econômicas no seio da indústria cinematográfica brasileira, isto no período que ficou conhecido como o da ?Retomada do cinema brasileiro (1903-2003)?. A tentativa do presente trabalho teve como principal objeto delinear de que maneira se desenvolveu a produção recente do cinema bra
Publicado em: 2005
-
9. Leia o livro, veja o filme, compre o disco : a produção cinematografica juvenil brasileira na decada de 1980 / Read the book, watch the movie, listen to the music : the teenpics production in the 1980. s
The production of teenpictures begins around 1955 as a product of the decline of classical Hollywood cinema and the rise of American teenager as an independent social agent. The Cultural Revolution represented by the power of youth and the juvenilization of the social life wasn?t an exclusivity of American society. Therefore, the teenpics constitute a global
Publicado em: 2005
-
10. Sob o signo dos signos: Uma biografia de Haroldo de Campos / Under the sign of the signs: a biography of Haroldo de Campos.
A tese constitui-se numa apresentação da obra de Haroldo de Campos à luz de sua semiótica original e sintetizadora de inúmeros pensadores da linguagem. Dentro desse escopo, dá-se especial atenção à sua teoria sui generis da tradução, entendida como rede intertextual infinita, e ao aproveitamento que a poética haroldiana faz das artes não-verbais
Publicado em: 2005
-
11. A tela angelical : infancia e cinema infantil
Este trabalho apresenta um levantamento histórico da produção cinematográfica brasileira destinada ao público infantil. Ao mesmo tempo, busca identificar as relações entre essa produção, a literatura infanto-juvenil nacional e a indústria cultural
Publicado em: 2004
-
12. EMBRAFILME : a estrutura de comercialização na gestão Roberto Farias (1974-1979)
Esse projeto visa resgatar um período do cinema brasileiro através da EMBRAFILME (Empresa Brasileira de Filmes S.A) no que diz respeito às atividades de comercialização da empresa, criada a partir da gestão do cineasta Roberto Farias (1974-1979) como diretor - geral da Empresa. o trabalho visa resgatar a participação da Empresa no cenário cinematogr
Publicado em: 2003