Industria Cinematografica Historia
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1. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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2. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
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3. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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4. Carpe Diem: rituais cotidianos no Satyricon - Petrônio e Fellini
Este estudo tem por objetivo traçar uma discussão sobre os rituais cotidianos inseridos na obra fílmica o Satyricon de Federico Fellini. Este trabalho compreende o ritual, no latim ritualis, como um conjunto de práticas do homem, repleta de valores simbólicos aos quais foram recriadas e incorporadas pela indústria cinematográfica. Portanto, a análise
Publicado em: 2009
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5. Yes nos temos bananas : cinema industrial paulista : a Companhia Cinematografica Vera Cruz, atrizes de cinema e Eliane Lage. Brasil, anos 1950 / Yes nos temos bananas : São Paulo movie industry : Vera Cruz Motion Picture Company, movie stars and Eliane Lage. Brazil, 1950
This thesis aims at investigating the life trajectory of Brazilian actress Eliane Lage, who was part of the history of Brazilian cinema in the 1950s. Choosing and marketing a group of actresses ? as an attempt to implement a star system in the Brazilian cinema ? resulted from an attempt to create a movie industry in São Paulo, and this was carried out by Fr
Publicado em: 2008
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6. O fechamento das salas de cinema na cidade de Vitória e a política da Embrafilme para a produção do cinema nacional : projetando a própria crise!
A dissertação discute a política da Embrafilme para o cinema nacional brasileiro discorrendo sobre o mercado exibidor do centro de Vitória no período 1979-1985 e as razões para estes cinemas fecharem definitivamente as portas ao mesmo tempo em que ocorria acentuado desmantelamento do parque exibidor cinematográfico brasileiro. O trabalho situa e conte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2007
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7. O produtor e o processo de produção dos filmes de longa metragem brasileiros / O produtor e o processo de produção dos filmes de longa metragem brasileiros
O objeto de estudo é a produção dos filmes de longa metragem de ficção brasileiros desde a data de realização das primeiras filmagens feitas no Brasil até os dias atuais. Metas: O objetivo deste trabalho é definir um processo de produção e apresentar o papel do produtor nesse processo dentro dos modelos utilizados pela indústria cinematográfica
Publicado em: 2007
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8. Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro / Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
This thesis discusses the historiography of Film History. Film History has produced a set of material that, generally, takes as starting point the films themselves and do not consider extra text material, such as the economy and the reception of the film. This work attempts, through the concept of mode of production, bridge under a conceptual apparatus match
Publicado em: 2007
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9. Através da sala escura: dinâmicas espaciais de comunicação audiovisual - aproximações entre a sala de cinema e o lugar do Vjing
O objeto dessa pesquisa é o espaço de consumo do filme e a forma como ele circunscreve a relação entre espectador e imagem. O que motiva nossa investigação é um certo descompasso processual da indústria cinematográfica: enquanto a produção do filme se tornou mais complexa e se expandiu ao longo da história, aproveitando-se de novos estatutos da i
Publicado em: 2007
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10. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
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11. Sob o signo dos signos: Uma biografia de Haroldo de Campos / Under the sign of the signs: a biography of Haroldo de Campos.
A tese constitui-se numa apresentação da obra de Haroldo de Campos à luz de sua semiótica original e sintetizadora de inúmeros pensadores da linguagem. Dentro desse escopo, dá-se especial atenção à sua teoria sui generis da tradução, entendida como rede intertextual infinita, e ao aproveitamento que a poética haroldiana faz das artes não-verbais
Publicado em: 2005
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12. O pensamento industrial cinematografico brasileiro
Esta tese versa sobre o pensamento industrial cinematográfico brasileiro no período que vai de 1924 a 1990. Partindo da constatação da centralidade para o meio cinematográfico das discussões em tomo da formação de uma indústria de cinema no Brasil e de que esta nunca chegou a se configurar plenamente, investigam-se quais as propostas para sua consti
Publicado em: 2004