Instituto De Artes Ufrgs
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Dois diários ou o moderno Prometeu de Pelichek
A presente dissertação tem como objetivo propor uma via de acesso aos diários de Francis Pelichek que atualize as discussões acerca do estatuto deste objeto no contexto da história da arte no Rio Grande do Sul, retirando-o de sua posição estanque dentro da história. Cientes da heterogeneidade de seus registros e de sua condição simultânea de docum
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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2. Aldo locatelli e o muralismo no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul : um patrimônio histórico e artístico a ser resgatado
Aldo Locatelli desenvolveu uma obra de especial importância para a cultura do Rio Grande do Sul, com seus murais de temática sócio-cultural. Relacionou tradição e modernidade, de afinidade com o ideário do realismo socialista. Seu mural As Artes (1958), da sala 83 no oitavo andar do Instituto de Artes da UFRGS, reúne atributos de testemunho histórico
Publicado em: 2011
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3. Diferenças e aproximações entre artes visuais e música : uma análise bibliométrica das teses apresentadas ao Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009
As características das fontes de informação utilizadas pelos discentes dos programas de pós-graduação em suas teses e dissertações indicam diferenças e aproximações entre as preferências bibliográficas de cada área do conhecimento e conseqüentemente, as suas particularidades nos processos de comunicação científica. O objetivo deste trabalho
Publicado em: 2011
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4. Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos
A pesquisa de doutoramento Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos foi desenvolvida no Programa de Pós¿Graduação em Artes Visuais ênfase em poéticas visuais do Instituto de Artes da UFRGS, orientada pelo Prof. Dr. Hélio Fervenza, de 2007 a 2011. Durante este período realizei uma Cartogravista de céus, ou seja, uma cartografia de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. A música em cena : estudo da criação da trilha musical e efeitos sonoros do espetáculo: O Sobrado
Descreve o processo de criação da trilha sonora e dos efeitos sonoros da peça teatral “O Sobrado”, extraída do livro “O Continente” que faz parte da trilogia “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo, realizado em comemoração ao centenário do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no ano de 2008 com a dir
Publicado em: 2010
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6. Escolinhas de arte : perspectivas para a livre expressão
Baseando-se em entrevistas com pais, alunos, ex-alunos, professores e demais profissionais do Centro de Desenvolvimento da Expressão de Porto Alegre (CDE-Poa) e da Escolinha de Arte da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes / UFRGS (Escolinha de Arte/UFRGS), bem como em revisita ao histórico das duas instituições, a presente pesquisa b
Publicado em: 2009
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7. Arte, melancolia e criação : conceitos, interfaces, pedagogias
Esta monografia discute uma suposta relação entre melancolia e processo criativo. O Trabalho apresenta o conceito de melancolia em Aristóteles, Benjamin. Apresenta também um histórico da imagem. Discute o processo criativo de estudantes do curso de Graduação de Artes Visuais, no Instituto de Artes da UFRGS, durante as aulas de Desenho da Figura Humana
Publicado em: 2009
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8. A construção do conhecimento musical no bebê : um olhar a partir das suas relações interpessoais
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender e explicar o desenvolvimento musical dos bebês tendo em vista as suas relações interpessoais no contexto do projeto Música para Bebês. Os dados foram coletados nos encontros de um grupo de bebês (até 2 anos) e seus acompanhantes no projeto de Extensão do Departamento de Música do Instituto
Publicado em: 2009
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9. Espiando pelo buraco da fechadura : o conhecimento de artes visuais em nova chave
Esta tese se desenvolve como um percurso semiótico em referência à semiótica do texto de Greimas, percorrendo um caminho na busca pelo conhecimento da arte, que se apresenta em um percurso curricular, no qual o sensível e o inteligível procuram constituir-se como lados opostos e complementares sempre em estreita conexão. A essa referência se articula
Publicado em: 2009
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10. Formatura da turma de Teoria e Solfejo
-Porto Alegre -UFRGS -Instituto de Artes -Teoria e solfejo -1927 -Formatura -Grupo dos Formandos
Publicado em: 2007
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11. Origens do Instituto de Artes da UFRGS : etapas entre 1908-1962 e contribuições na constituição de expressões de autonomia no sistema da artes visuais do Rio Grande do Sul
Estudam-se aqui as origens do atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 1908 até 1962. O Instituto foi formado por lideranças regionais, oriundas de um projeto civilizatório solidário, constituído pelos Cursos Superiores Livres criados na capital do estado do Rio Grande do Sul, durante a Primeira República B
Publicado em: 2007