Instrumentos De Percussao
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Sinos: Física e música fundidas em bronze
Os sinos são instrumentos de percussão, da família dos idiófonos. São dispositivos de produção de som apenas aparentemente simples. O seu corpo é constituído de uma liga metálica chamada bronze, que é uma combinação de cobre e estanho em proporções que podem sofrer ligeiras variações. No interior do sino encontra-se o badalo - um pêndulo
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2015-06
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2. Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam mú
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2015-03
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3. Hélcio Milito : levantamento histórico e estudo interpretativo / Hélcio Milito : historical background and interpretative study
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a peculiar interpretação musical do baterista Helcio Milito, importante referência da música popular do Brasil e considerado um dos precursores da música instrumental no país, intencionando definir traços característicos de interpretação que determinem seu idiomatismo musical. A meto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/07/2012
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4. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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5. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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6. Duos para vibrafone e piano: estudo interpretativo das peças Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion
As técnicas de performance dos instrumentos de percussão, sobretudo dos teclados, têm se desenvolvido continuamente nas últimas décadas. Obras e técnicas consideradas de difícil execução trinta ou quarenta anos atrás, hoje fazem parte do repertório habitual dos percussionistas. Neste sentido, é possível afirmar que uma tradição de escrita para
Publicado em: 2010
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7. ESTUDOS E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DA CULTURA MATERIAL LÍTICA NOS MONTÍCULOS DE SÃO BORJA/RS / STUDIES AND POSSIBILITIES OF LITHIC MATERIAL ANALYSIS IN MOUNDS OF SÃO BORJA/RS
Este trabalho visa apresentar algumas discussões acerca dos estudos da cultura material lítica presente em montículos (cerritos). Como ponto de partida para o entendimento destas estruturas, bem como de seus construtores, voltou-se para a análise de suas coleções líticas. As peças em questão nessa pesquisa são provenientes de escavações arqueoló
Publicado em: 2010
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8. Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais
OBJETIVO: identificar e caracterizar as habilidades e o desenvolvimento da Atenção Compartilhada de crianças autistas, não-verbais, pela observação de comportamentos comunicativos. MÉTODOS: a pesquisa envolveu cinco meninos, entre 5a,9m e 8a,6m, com diagnóstico de Transtorno Autista (DSM-IV, 2002), filmados em dois momentos, com intervalo de 4 meses.
Revista CEFAC. Publicado em: 2009-12
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9. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira
Esta pesquisa consiste em uma análise do tratamento e da apresentação do gesto musical em significativos métodos de percussão afro-brasileira, tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da gestualidade e da corporalidade nas relações de ensino-aprendizagem dos instrumentos de percussão. Primeiramente foi realizado um estudo comparati
Publicado em: 2009
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10. PERMEABILIDADE DO SOLO SUBMETIDO A DIFERENTES GRAUS DE COMPACTAÇÃO EM FUNDO DE VIVEIRO ESCAVADO PARA AQUICULTURA
A atividade aquícola, por se tratar de uma fonte de proteína de baixo custo, vem ocupando seu espaço a cada dia. Com isso, há um aumento na utilização da água o que tem gerado maiores perdas desse recurso natural, quando usado de forma irracional. Variáveis do solo devem ser estudadas, como instrumentos para minimizar essas perdas, favorecendo o uso
Publicado em: 2009
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11. Percussão e interatividade PRISMA : um modelo de esçao instrumento auto-organizado / Percussion and interactivity PRISMA : a model of a self-organized instrument-space
The contemporary development in technology makes it possible to create models for studying the correlations between stimuli and auditory, visual and spatial sensations. Numerous composers have already created compositional processes to explore these dimensions, but this is still incipient in the context of theoretical studies in music performance. Performers
Publicado em: 2009
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12. Percussão multipla mediada por processos tecnologicos / Multiple percussion mediated by technology
Este trabalho propõe uma reflexão teórica e um estudo prático sobre a interpretação dos instrumentos de percussão e mediação tecnológica. O texto tem por objetivo discutir o repertório e a postura interpretativa do músico, relacionando obras para instrumentos de percussão e interfaces tecnológicas. Há uma contextualização histórica dos proc
Publicado em: 2008