Interpretacao Pianistica
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1. As pesquisas históricas na interpretação de Chopin
As pesquisas sobre performance historicamente informada se concentraram inicialmente em obras do século XVII e XVIII, trazendo novas ideias aos processos analíticos tradicionais e impulsionando novas abordagens interpretativas desses estilos. Entretanto, ao invés de apontar resultados unívocos e precisos, tais estudos multiplicaram as possibilidades de r
Per musi. Publicado em: 2015-06
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2. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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3. Quatro estudos para piano solo de Vieira Brandão: uma abordagem técnico-interpretativa / Four studies for piano solo Vieira Brandão: a technical approach and interpretative
Nesta pesquisa e apresentada uma abordagem tecnico-pianistica sobre Quatro Estudos para piano Solo de Jose Vieira Brandao (1911-2002): Estudo n.1 (dedicado a Arthur Rubinstein); Estudo n.2 (dedicado a Ernesto Nazareth); Estudo n.3 (Chorinho); Tocata 1 (Estudo n.4). Brandao foi um eximio pianista que trabalhou tambem como compositor, regente e educador musica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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4. Timbres e ritmatas para piano solo de E. Villani-Côrtes : conceito, análise e interpretação pianística / Timbres and ritmatas for solo piano s E. Villani-Côrtes : concept, analysis and pianistic intepretation
A pesquisa descreve, inicialmente, o conceito do compositor Edmundo Villani- Côrtes. O foco principal está em apresentar um estudo analítico dos Timbres e Ritmatas do compositor em questão, sob o ponto de vista da prática interpretativa. Constam, nos anexos, os manuscritos (documento Histórico); as partituras digitalizadas; a musicografia e a discograf
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2011
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5. Harry Crowl : marinas para piano - aspectos da construção da performance nas peças Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz / Harry Crowl : marinas for piano - performance aspects in the pieces Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz
O presente trabalho trata sobre a vida e obra do compositor Harry Crowl, criando um catálogo de sua produção musical e traçando um levantamento panorâmico de execuções de suas obras, evidenciando assim o valor de sua produção musical. Propõe-se aqui um estudo que leve diretamente à performance através da descrição das escolhas interpretativas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011
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6. Relações entre elementos composicionais e meios de execução técnico-interpretativa em obras com características pós-minimalistas Brasil 2000, Amanduá e meio bossa para piano solo de Dimitri Cervo / Relation between composicionais elements and forms of technical interpretive execution works with post-minimalist caracteristics - Brasil 2000, Amanduá and meio bossa for solo piano by Dimitri Cervo
Esta dissertação apresenta um estudo das obras Brasil 2000 Op.12, Amanduá e Meio Bossa para piano solo, do compositor Dimitri Cervo (Santa Maria, 1968). O foco da pesquisa foi realizar um estudo analítico de procedimentos composicionais e, com base neste estudo, apresentar critérios técnico-interpretativos e sugestões a serem aplicadas durante a prepa
Publicado em: 2009
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7. Interpretação pianística historicamente imformada : subsídios analíticos para uma execução das Bagatelas op. 126 de Ludwig van Beethoven / Historically informed piano interpretation : analytic contribuition towards a performance of the Ludwig van Beethoven s six Bagatelles op.126
Esta dissertação trata de questões referentes à interpretação pianística contemporânea e à importância de sua aproximação com a história. Para tanto, primeiramente, elaborou-se um breve estudo de duas concepções interpretativas opostas, mostrando os prós e os contras de cada uma delas, a saber, a da execução histórica ou historicamente aut
Publicado em: 2008
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8. Territoires de l Oubli : Continuum, Process and listening - a performance conception / Continuum, Processo e Escuta em Territoires de l Oubli : concepção de uma interpretação
This thesis connects theoretical framework to interpretative perspective. It discusses Spectral Music in the context of piano performance. This research aimed to develop an interpretative conception for Tristan Murail?s Territoires de l´Oubli. Three aspects were studied along this goal: incorporation of the Continuum notion, study of the Process idea and th
Publicado em: 2008
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9. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
A tese Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísticos de Francis Hime abrange, de forma integrativa, aspectos do contexto sócio-histórico, estéticos, gestuais e semióticos dos arranjos pianísticos presentes no Songbook deste compositor. No primeiro capítulo, Contextualização, são abordados
Publicado em: 2008
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10. Marlos Nobre : concertante do imaginario para piano e orquestra de cordas Op. 74 : estudo analitico e interpretativo / Marlos Nobre: concertante do imaginario for piano and strig orchestra Op. 74, analysis and interpretative study
O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e interpretativo do Concertante do Imaginário para Piano e Orquestra de Cordas Op. 74 de Marlos Nobre. Para introduzir e contextualizar esse estudo, apresenta na Primeira Parte um levantamento biográfico e histórico da vida do compositor. A Segunda Parte focaliza a obra. Inicial
Publicado em: 2006
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11. Almeida Prado: piano studies, technical and interpretative approaches / Almeida Prado : estudos para piano, aspectos tecnico-interpretativos
Este trabalho tem como objetivo principal propor soluções Técnico-Interpretativas para a execução dos" 14 Estudos para Piano de Almeida Prado". Visa o estudo, a análise e a divulgação da música contemporânea brasileira, contribuindo para a bibliografia sobre o assunto. A metodologia abrange o estudo do material utilizado, através da análise e a e
Publicado em: 2005
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12. O idioma pianistico de Heitor Villa-Lobos : tecnica aplicada em quatro peças
A pesquisa propõe a abordagem do idioma pianístico de Heitor VilIa-Lobosem quatro peças que representam parte da produção do compositor. Na busca deste idioma, foram analisadas as seguintes peças: A Lenda do Caboclo (1920), -Choros n.5 - Alma Brasileira (1925), Valsa da Dor (1932) e Poema singelo (1942). Além das considerações da estrutura musical,
Publicado em: 2004