Jogos Filosofia
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
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1. Paisagens (des)montáveis de técnicos primitivos: Torres-García, Rego Monteiro, Osman Lins
resumo Nos cruzamentos entre a literatura e as primeiras paisagens artísticas das Américas, a partir de Frans Post e dentro da concepção da Filosofia da paisagem, de Georg Simmel, busca-se pensar as pontes entre as paisagens de avião em Flávio de Carvalho, Torres-García e Tristão de Ataíde, articulando-as aos poemas de Luis Aranha sobre o voo de avi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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2. Das perguntas wittgensteinianas à pedagogia das competências: ou desmontando a caixa-preta de Perrenoud
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que se propõe a analisar conceitos educacionais e curriculares por meio da filosofia da linguagem elaborada por Ludwig Wittgenstein. Dessa perspectiva, examinamos alguns pressupostos teóricos da chamada pedagogia das competências e interrogamos se esse modelo pedagógico, em nome de pretensa renovação do
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2015-03
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3. Wittgenstein e a administração: potencialidades da pragmática da linguagem aos estudos organizacionais e à estratégia
Motivado pelos trabalhos de Mantere (2010), Mattos (2003a), e Schatzki (1996), o ensaio visa discutir quais as potencialidades que a noção wittgensteiniana de jogos de linguagem oferece para os Estudos Organizacionais (EOs) e para os estudos em Estratégia Organizacional (particularmente na vertente da Estratégia como Prática). Para isso: (a) explica-se
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2013-10
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4. Fios para trançar, jogos para armar : o "fazer" policial nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher / Yarns for weave, games for assemble : police s "faire" in the crimes in domestic and familiar violence against women
Esta dissertação discorre sobre o "fazer" policial nos crimes de "violência doméstica e familiar contra a mulher" circunscritos na Lei Maria da Penha (11.340/06). O trançar de fios de sentidos e séries de acontecimentos busca entender como a constituição de um saber especializado da polícia civil, emaranhado ao de outros agentes e olhares, produz um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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5. Encontros possíveis: experiências com jogos teatrais no ensino de ciências
O que pode acontecer entre o Teatro e o Ensino de Ciências? Quais as potencialidades da composição Ensino de Ciências com jogos teatrais? Que agenciamentos podem surgir desse encontro? Ao seguir as trilhas da filosofia da diferença em educação, inspirada em Gilles Deleuze, investiga-se, a partir de uma cartografia, a experiência da oficina de teatro
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2012
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6. Contribuição de técnicas construtivistas no ensino de engenharia de produção
O método de ensino construtivista tem como característica principal a adoção de atividades práticas em que o individuo interage diretamente com o objeto de seu desenvolvimento, sendo motivado a participar ativamente do processo de aprendizagem em que está incluído, explorando seus conhecimentos anteriores e sua criatividade. Sob essa perspectiva, este
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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7. Jogando com o drama: análise das possibilidades dramatúrgicas em vídeo games diante do desenvolvimento tecnológico dos consoles.
A pesquisa investiga as relações entre drama e jogo nos video games desenvolvidos para consoles domésticos, analisando a maneira que o desenvolvimento tecnológico impacta no uso de procedimentos dramatúrgicos em tais jogos. O pesquisador adotou uma metodologia calcada em pesquisa bibliográfica de caráter interdisciplinar e no estudo analítico de jogo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/02/2011
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8. Competitividade e inclusão social por meio do esporte
Nos projetos sociais de inclusão, esportes são estratégias privilegiadas. Mas esportes são jogos competitivos. Mas como poderiam práticas competitivas favorecer os objetivos generosos da inclusão? Neste artigo, pretendemos avaliar o problema buscando clarear os conceitos de "jogo", "esporte" e "competição", tendo como tema a "inclusão social". Trata
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Publicado em: 2011-09
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9. O boato sob o foco linguístico-discursivo filtrado por lentes bakhtinianas
O boato é uma atividade linguageira, presente no cotidiano das pessoas, independente de país, cultura, nível sócio-econômico, regime político ou ainda de época. Ele pode existir em qualquer grupo de pessoas. Objeto de estudo de vários domínios do conhecimento, como na Antropologia, Psicologia, História, Sociologia, Comunicação, pareceu oportuno p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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10. Concepção do jogo em vygotsky : uma perspectiva psicopedagogica
Publicado em: 2010
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11. Narrativas infantis: estudo da agência da criança no contexto de uma creche universitária / Children´s narratives: a study of child´s agency in the context of a nursery school within a university.
Esta dissertação de mestrado tem por objeto de estudo as narrativas de crianças de 4 anos, de um agrupamento de creche universitária, com Projeto Político Pedagógico que se aproxima de propostas da chamada pedagogia da participação: reconhecendo na ação comunitária (que inclui a agência da criança) a força do processo educativo. Segundo as pers
Publicado em: 2010
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12. Entre história e liberdade : a ontologia do presente em Michel Foucault / Between history and freedom : the ontology of present in Michel Foucault
Michel Foucault produziu uma filosofia voltada para a história dos processos de subjetivação na cultura ocidental, a qual ele denominou ontologia do presente ou ontologia histórica de nós mesmos. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar essa dimensão ontológica que marca e caracteriza o pensamento do filósofo francês, discutindo quest�
Publicado em: 2010