Johann Sebastian
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. UTOPIA – CHRISTIAN, SECULAR OR ESTHETIC? COETZEE’S NOVELS THE CHILDHOOD OF JESUS AND SCHOOLDAYS OF JESUS
Abstract This article addresses, in its first part, the many critics who have difficulty in making sense of Coetzee’s two novels The Childhood of Jesus and Schooldays of Jesus, offering clues for an understanding of Coetzee’s utopian thought experiment within the framework of secularized utopian and Christian ideals. The second part links the utopian ele
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
-
2. Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
resumo Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autor
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
3. O Cravo Bem Temperado de Bach: abordagens pedagógicas e os diferentes estilos de prelúdios
Resumo: O presente artigo discute aspectos pedagógios que contribuem com o ensino e a aprendizagem dos Prelúdios de O Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach. Primeiramente é feita uma revisão do prelúdio como gênero musical e dos estilos que influenciaram os Prelúdios de O Cravo Bem Temperado. Em seguida, é feita uma análise de prelúdios sele
Per musi. Publicado em: 2016-04
-
4. A Mimesis Musical
RESUMO: A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e,
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
-
5. Uma digitação do Prelúdio da Suíte para Alaúde BWV 997 de J. S. Bach transcrito para o violão
Resumo:Este trabalho apresenta uma digitação violonística para transcrições do prelúdio da Suíte BWV 997, original para alaúde, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os aspectos musicais abordados para fundamentar a digitação foram divididos e classificados em motivo, melodia polifônica, contraponto, arpejo e homogeneidade tímbrica. O cotejamento
Per musi. Publicado em: 2015-12
-
6. Apontamentos retórico-musicais no Largo do Concerto n.5, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach
O presente artigo discute a análise retórica do Largo do Concerto n.5 em Fá menor, BWV 1056 de Johann Sebastian Bach. No primeiro momento, é apresentada uma revisão dos princípios retóricos e de como eles se transportam à música. A seguir, é proposta uma análise do movimento mencionado, partindo da discussão já exposta. O exercício analítico e
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
7. Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em Sal de Prata
Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: ¿Sal de Prata¿ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aprox
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
8. A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão
Este trabalho consiste em um estudo sobre a Chaconne da Partita II para violino solo BWV 1004, de J.S.Bach. Contém uma reflexão sobre o papel da retórica e de conceitos sobre afetos na música barroca. Essa reflexão é fundamentada em obras de Aristóteles, Deleuze e Guattari. Baseada nessa reflexão, é realizada uma análise musical da Chaconne de J.S.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
-
9. O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classific
Publicado em: 2011
-
10. Ciaccona em ré menor BMW 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão
Este trabalho é uma análise das articulações indicadas por Johann Sebastian Bach (1685-1750) na sua Ciaccona em ré menor - quinto movimento da Partita II para violino solo, BWV 1004 – e uma transcrição desta obra para violão. A questão da interpretação dos sinais de articulação assinalados por Bach é abordada a partir de referenciais teórico
Publicado em: 2007
-
11. The Oboe and the representation of Trust in the sacred arias of the cantatas from J. S. Bach / O Oboe e a representação da Confiança nas arias das cantatas sacras de J.S. Bach
Este trabalho propõe a investigação, do ponto de vista da retórica, da utilização do oboé, oboé d?Amore e oboé da Caccia, nas árias sacras das cantatas de Johann Sebastian Bach. Para tanto, iniciamos nossos estudos a partir do Movimento da Reforma Protestante, suas origens e fundamentos e sua grande influência na música. Procuramos fazer, nos div
Publicado em: 2007
-
12. O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók / O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók
Esta dissertação de mestrado trata do processo de transcrição para violão solo dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, da Sonata para violino solo (1944) de Béla Bartók. O primeiro capítulo contempla análises estruturais básicas dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, assim como o histórico da Sonata para violino solo e uma breve abordagem sobre
Publicado em: 2007