John Cage
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Políticas del espectro de John Cage: su obra musical a través de Jacques Derrida
Abstract:In a philosophical approach to the work of North-American composer John Cage, we use Derridean's notions of ghost and spectrum for understanding his conception of sound and revealing the political status of his art. This condition is absolutely linked to a desire for justice that emerges in the roots of an America devastated by European dominance. I
Per musi. Publicado em: 2015-12
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2. A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
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3. Entre Campos: a música de invenção na poética de Augusto de Campos
Quer-se com este trabalho estudar a importância da música de vanguarda do século XX na obra de Augusto de Campos. Para tanto, será necessário investigar como ela é apresentada nos textos críticos musicais, reunidos no livro Música de Invenção (1998), e, principalmente, analisar como o poeta se apropria de técnicas composicionais dos inventors para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2010
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4. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance : propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas
Esta dissertação faz parte de uma pesquisa poética que abrange produções artísticas em dança. Assim, o corpo contínuo ou algodãozado é apresentado não como um conceito, mas como uma noção que opera construindo obras. Esse termo é uma imagem cunhada no âmbito da produção artística e pedagógica da autora, e procura dar conta de um entendimen
Publicado em: 2010
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5. A idéia de jogo em obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação
Este texto examina as principais diferenças de enfoque relacionadas ao papel dos intérpretes na realização de duas diferentes propostas de jogo. Para tanto, são comparadas algumas obras de John Cage e as práticas de grupos que se dedicam à livre improvisação musical, principalmente do grupo Akronon. Procura-se demonstrar que as propostas de Cage, qu
Per musi. Publicado em: 2009
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6. EVENT: SPACE-TIME FROM MUSIQUE D AMEUBLEMENT AND MIRRORED CUBES / ACONTECIMENTO: ESPAÇO-TEMPO A PARTIR DE MUSIQUE D¿AMEUBLEMENT E DE MIRRORED CUBES
O desdobramento da obra de arte no espaço-tempo da vida pode ser vista em muitos trabalhos das vanguardas moderna e contemporânea. A realização desses trabalhos se faz na simultaneidade dos eventos do mundo, sendo o acaso e a indeterminação elementos essenciais no acontecer da obra. Assim, a obra de arte é aberta ao campo de possibilidades próprio à
Publicado em: 2009
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7. NAM JUNE PAIK: DE LA MUSIQUE PHYSIQUE À L`ART COMMUNICATION / NAM JUNE PAIK: DA MÚSICA FÍSICA À ARTE DA COMUNICAÇÃO
Nam June Paik é considerado como artista pioneiro da vídeoarte, forma de arte que surgiu na década de 1960 e que explora a imagem eletrônica e suas propriedades enquanto material expressivo ontologicamente diferente das outras formas de imagem, assim como seu uso em instalações, ambientes com circuito fechado e em redes de comunicação. Tendo iniciado
Publicado em: 2009
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8. John Cage e a poética do silêncio
Esta tese se propõe a analisar o silêncio a partir da obra de John Cage (especialmente a literária e a musical). Esse silêncio, inicialmente compreendido por Cage como um empírico (a pausa em música), revela-se gradualmente um transcendente: não mais uma substância nem a simples ausência de som, mas um modo da ação (modo de silêncio), aparecendo
Publicado em: 2008
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9. Entorno sonoro del cotidiano : cinco piezas instrumentales
Este memorial trata de los pasos y consideraciones en la composición de las piezas Impromptu, Coral, Collage Ciudadano, Construcción 1 y Rua República. Las mismas fueron compuestas para conjunto heterogéneo a partir de motivaciones provocadas por diferentes entornos sonoros de las ciudades de Porto Alegre y Montevideo. En ellas se contempla más la utili
Publicado em: 2007
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10. A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chop
Publicado em: 2007
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11. Espaço fluido
O termo Espaço Fluido está sendo por mim proposto para pensar obras que, ao serem instaladas, incorporam o espaço de apresentação, bem como o espectador. A realização de propostas artísticas a partir de sua relação específica com o lugar vem se apresentando, desde o final dos anos 50, constituindo-se fundamental para a inserção e a experiência
Publicado em: 2007
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12. From open form to indeterminacy : procedures of employment of hasard in the brazilian music for piano / Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
The main purpose of this essay is to analyse music pieces of the Brazilian repertoire for piano that use processes of chance (Open Form, Aleatory Music, Improvisation and Indeterminacy). This essay begins with the historic context of the use of chance in the 20th Century, trying to establish its antecedents and its origins in the musical scenery afier World
Publicado em: 2007