Le Theatre
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
1. Repenser le théâtre: Benjamin Fondane, pour une poétique existentielle
Resumo Alguns traços dominantes conferem uma certa unidade à visão do teatro de Benjamin Fondane, aliás B. Fundoianu, sobe o teatro. Refinados sob a influência do meio intelectual e artístico francês, especialmente após o encontro com Artaud e Chestov (que acentuou a predisposição “existencial” do pensamento de Fondane), esses elementos dominan
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
-
2. Screen Present and Fictional Present
ABSTRACT I intend in this paper to explore the possible consequences for our understanding of fiction of a particular view of the nature of time, namely the hypothesis of the open future. The kind of fiction we will particularly concerned with is film, which provides a convenient way of focusing the general issue I want to raise here. The issue could also be
Manuscrito. Publicado em: 2016-12
-
3. Genética de um Reenactment em Jan Fabre
RESUMO Este artigo propõe um percurso seletivo através do processo de recriação de dois espetáculos de Jan Fabre: C'est du théâtre comme c'était à espérer et à prévoir (1982) e Le pouvoir des folies théâtrales (1984). O autor deste artigo - que acompanhou pessoalmente o trabalho da companhia de abril a julho de 2012 - escolheu se concentrar em
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
4. Educação popular e corporeidade: um estudo na perspectiva das pessoas que vivem com HIV/AIDS
Cette étude a porté sur la contribution de l éducation populaire dans le développement de l aspect sur la redéfinition de réalisation dans laquelle a permis aux gens vivant avec le VIH / SIDA quitter la condition de l invisibilité et a agi dans certaines dimensions de leur vie. Le locus de la recherche était le Programme de Prévention et de Soutien
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/08/2012
-
5. O outro em cena : teatro escolar e alteridade
Ce travail présente comme but principal reflechir les possibilités de contribution de l enseignement de théâtre lycéenien pour souligner les relations par rapport aux différences. Nous partons de la constatation d un cadre culturel vraiment balisé par la centralité du corps comme signe dont il confère une identité et des positions de "sujet", basé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
6. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
7. Imaginando o Brasil: cultura popular urbana no teatro de Chico Buarque e em outras páginas
Esta tese focaliza as peças de teatro produzidas entre os anos 1960 e 1970 por Chico Buarque e as relaciona ao governo militar que se instaurou no Brasil nestes anos. Entendemos Chico Buarque como um produtor de cultura, que se utiliza do teatro para pôr em cena o popular e que debate importantes questões sociais, seja num estrato coletivo ou individual.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
-
8. A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman / The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman
A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
9. O triângulo de Ceres: metodologias fundamentais para formação de atores em Salvador. / Le triangle de Cérès: méthodologies pour la formation des acteurs fondamentaux de Salvador.
Esta dissertação propõe o exame de três diferentes metodologias da área de Pedagogia do Teatro, elaboradas e aplicadas por ator e atrizes que trabalham com formação de outros atores e atrizes em Salvador, Bahia, considerando-se que, no Brasil, a análise sobre processos de formação de atores continua sendo um campo pouco explorado pelos estudiosos.
Publicado em: 2010
-
10. MEMÓRIAS COSTURADAS: CENÁRIOS COMO DISPOSITIVOS DE UMA POÉTICA VISUAL / MÉMOIRES COUSUES: DÉCORS COMME APPAREILS D UN POÉTIQUE VISUEL
Ce travail résulte d une recherche laquelle a été dirigée à la construction poétique de Scénarios composites d éléments de mémoire autobiographie, assortis par l acte de la couture que, conjointement avec des photographies et des objets scéniques, composent un travail d Arts Visuels qui s approche conceptuellement du Cinéma et du Théâtre. L obj
Publicado em: 2009
-
11. Fazer um múltiplo brasileiro : José Celso Martinez Corrêas, Uzyna Uzona e a montagem de Os Sertões
Le titre de la recherche, faire un multiple, propose une lecture philosophique du Théâtre Oficina Uzyna Uzona et de José Celso Martinez Corrêa, cest-à-dire, de sa politique et des diverses connexions qui en découlent. Le Théâtre Oficina est aussi un Terroir Électronique (terrero), pour pénétrer dans cet espace il faut se laisser transpercé, se so
Publicado em: 2008
-
12. Enunciado, identidade e memória: o lugar do esperto no cordel e no teatro nordestinos
Ce travail a pour objectif danalyser, dans les discours de la Littérature de Cordel, dans des textes de théâtre et de genres divers produits actuellement dans le Nordeste, comment la reprise de la construction identitaire stéréotypée du nordestino pauvre et ignorant, est transformée à travers le rire, en produisant identités de résistance régional
Publicado em: 2008