Leon Hirszman
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Eles não usam black-tie: a focalização da vida operária no cinema de Leon Hirszman
Parte do livro:Comunicação, cultura e linguagem
Autor(es): Rebechi Junior, Arlindo
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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2. Comunicação, cultura e linguagem
"Os artigos apresentados neste volume da coleção “Desafios Contemporâneos” têm como objetivo refletir sobre os problemas atuais que marcam o diálogo com o campo acadêmico e científico da Comunicação. Os 18 artigos reunidos aqui contemplam a área de Comunicação e envolvem diferentes linhas de pesquisa. A iniciativa teve como fim expor não apenas as discussões gerais sobre o campo, mas também a experiência singular e atuante dos pesquisadores da Unesp dedicados ao estudo da Comunicação. Três eixos nortearam a organização dos artigos. O primeiro, “Múltiplas formas de linguagem e produção de sentido”, reúne textos que investigam o campo da produção, da circulação e do funcionamento e das estruturas da linguagem nas diversas mídias e nas suas tipologias textuais. “Políticas e estratégias da Comunicação” trata dos processos e fluxos de comunicação no mundo atual e sua relação com a política na sociedade. Já o terceiro eixo, “Relações socioculturais e suas manifestações na esfera da indústria cultural e das mídias digitais”, analisa as dimensões dos processos, da difusão e da recepção dos produtos midiáticos em sua relação sociocultural. Entre os temas abordados estão a comparação entre as linguagens jornalística e publicitária, a censura judicial à liberdade de imprensa, o desafio teórico-metodológico na aplicação da antropologia interpretativa ao campo da comunicação, conjunturas e desafios da educação superior em comunicação no Brasil, a focalização da vida operária no cinema de Leon Hirszman pelo filme Eles não usam black-tie, entre outros."
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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3. Do palco ao écran : Eles não usam black-tie / Do palco ao écran: Eles não usam black-tie
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer o processo de criação do filme Eles não usam blacktie (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, utilizando o referencial teórico fornecido pela Crítica de Processo (conforme Cecilia Salles) e os documentos referentes à realização da obra, tais como Argumentos, roteiros, St
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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4. A arte na terapêutica ocupacional de Nise da Silveira / The art of Nise da Silveira s occupational therapy
Esta pesquisa discute a teoria e a técnica da terapêutica ocupacional da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira no Brasil no estudo das atividades expressivas, artísticas e de atividade como meio de terapia em pessoas com doença mental. Defende-se a tese que ela criou a sua própria terapêutica ocupacional ao invés de se filiar a alguma escola de terapi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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5. O processo transcriativo de São Bernardo de Leon Hirszman
A proposta de nossa pesquisa no mestrado foi resgatar algumas das idéias quanto a tradução intersemiótica do romance São Bernardo (1934) de Graciliano Ramos para o cinema. Analisamos a gênese dos processos criativos do filme de Leon Hirszman percorrendo o caminho traçado pelo cineasta na elaboração de sua obra, desde o romance homônimo à confecç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2010
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6. Nise da Silveira, Fernando Diniz e Leon Hirszman: política, sociedade e arte
O presente artigo aborda o processo de construção do filme Imagens do Inconsciente, mais especificamente do episódio Em Busca do Espaço Cotidiano, sobre Fernando Diniz e sua produção pictórica. O encontro entre a psiquiatra Nise da Silveira e o cineasta Leon Hirszman está marcado pela não dissociação de política, sociedade e arte. O trabalho tera
Psicologia USP. Publicado em: 2010-09
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7. O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos
Esta tese aborda a relação entre Cinema, Literatura e História a partir das adaptações fílmicas de São Bernardo e Vidas Secas - obras literárias de Graciliano Ramos levadas à tela pelos cineastas Leon Hirszman (1973) e Nelson Pereira dos Santos (1963), respectivamente. O escritor e os cineastas, pelas suas posições estéticas e políticas, procura
Publicado em: 2010
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8. O labirinto textual : o filme como hipertexto : de São Bernardo a S. Bernardo
O trabalho questiona a origem do texto, seja literário, fìlmico ou teatral, como uma reprodução do mundo, buscando identificar elementos que o marquem como sendo um objeto construìdo independentemente da imitação das coisas. Daì recorrer ao conceito de intertextualidade, transtextualidade. Partindo do narrador para a caracterização da narrativa, qu
Publicado em: 2010
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9. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie, de Leon Hirszman
O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie, produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e s
Publicado em: 2006
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10. O cinema e suas possibilidades metodológicas para o ensino de literatura com ênfase no romance São Bernardo de Graciliano Ramos e no filme homônimo de Leon Hirszman
O presente estudo propõe uma investigação acerca de como a percepção das tensões e diferenças entre as linguagens narrativas do cinema e da literatura pode contribuir para o ensino de Literatura nos cursos de Letras. Nesse sentido o objetivo geral é investigar a tensão criada entre as linguagens narrativas literária e cinematográfica, destacando s
Publicado em: 2006
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11. Technology and meaning: a study of three technological innovations influence in the brazilian documentary / Documentario : tecnologia e sentido : um estudo da influencia de tres inovações tecnologicas no documentario brasileiro
Este trabalho tem como proposta investigar a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a renovação de linguagens no Documentário Brasileiro. Para tanto pontua três instantes técnicos: o som direto, a popularização do vídeo e a digitalização, apontando os diferentes usos da técnica e o reflexo dessa utilização nas narrativas. Assim, analis
Publicado em: 2005