Libreto
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. A Ópera Café de Mário de Andrade: diário do encenador
RESUMO Documento do diretor e dramaturgo Sérgio de Carvalho sobre seu processo de trabalho na encenação da ópera Café, a partir de libreto de Mário de Andrade (1993, 2013), com música de Felipe Senna. O espetáculo baseado em corais cênicos, com temática social e perspectiva revolucionária, é a primeira produção desta ópera coletivista no Theat
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. PASSIVE (RE)TRANSLATIONS AND IDENTITY STRUGGLES IN THE POETRY OF LEONARD COHEN. A COMPARISON OF THREE TRANSLATIONS OF BOOK OF LONGING (2006)
Resumo Em menos de uma década, o Book of Longing [Livro do desejo] de Leonard Cohen (2006) foi traduzido para o francês três vezes. A coleção de poemas de Cohen foi primeiramente traduzida no Québec (Livre du constant désir, 2007), e então na França (Le livre du désir, 2008). Além disso, sete poemas do Book of Longing apareceram previamente como c
Cad. Trad.. Publicado em: 27/05/2019
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3. Ocorrências entre literatura e música na lenda Tristão e Isolda e na ópera homônima de Richard Wagner
Este trabalho tem como objetivo o estudo comparatista entre a narrativa Tristão e Isolda e a ópera homônima de Richard Wagner. O estudo de transposição interartes proposto nesta dissertação de mestrado visa analisar literariamente duas versões, a saber, Tristão e Isolda, de Fernandel Abrantes e O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier (trad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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4. Yerma de Villa-Lobos : um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticos / Yerma by Villa-Lobos : a study of dramatic, musical and performance aspects
Yerma, ópera em três atos de Heitor Villa-Lobos, foi composta na última fase do compositor como resultado de uma encomenda vinda dos Estados Unidos, que tinha como objetivo a musicalização da obra teatral de mesmo nome do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Terminada em 1955, teve sua première mundial somente em 1971, no Santa Fé Opera House, e, no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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5. Drama em pauta : Beaumarchais e Lorenzo da Ponte, um estudo intertextual de Fígaro
As relações intertextuais entre a peça As bodas de Fígaro, escrita por Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, em 1784, e a ópera homônima composta por Wolfgang Amadeus Mozart, dois anos depois, sob adaptação de Lorenzo da Ponte. O trabalho está dividido em três partes, denominadas de atos. O autor procura demonstrar que a censura, ao invés de sufo
Publicado em: 2009
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6. Il Travatore and the belcantist libretto / Il Trovatore e o libreto belcantista
Opera has always had, since its first years, a great importance to society, as a source of leisure and as a transmitter of the thoughts of a time. And the last characteristic is the one which Giuseppe Mazzini (1805-1872), the most important theorist of Risorgimento, considered essential: opera would be able to pass to its listeners the risorgimentali ideals.
Publicado em: 2009
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7. A Ópera de Demofoonte em Trácia: tradução e adaptação de Demofoonte, de Metastásio, atribuídas a Cláudio Manuel da Costa, Glauceste Satúrnio / Demofontes opera: translation and adaptation of Demofonte, by Metastasio, attributed the Claúdio Manuel da Costa, Glauceste Satúrnio
Esta dissertação apresenta a tradução do libreto da Ópera de Demofoonte em Tracia, de autoria do abade italiano Pietro Metastasio, feita supostamente por Cláudio Manuel da Costa. O trabalho faz as transcrições paleográfica e crítica do apógrafo existente no Arquivo de Música da Arquidiocese de Mariana. Na transcrição paleográfica, apresentamos
Publicado em: 2007
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8. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
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9. A máscara da ópera em Dom Casmurro
Este estudo tem por objetivo investigar a representação da ópera no discurso de D.Casmurro, como máscara de um eu, que se desdobra em três personas: a do autor-casmurro, a do narrador e a da personagem Bentinho. Tal desdobramento cria uma correlação com a estrutura tripartite do gênero operístico, cuja autoria, também se divide entre o dramaturgo,
Publicado em: 2006
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10. DO Guarani a Il Guarany: a trajetória da mimesis da representação
Vamos discutir o papel da mimesis da representação enquanto categoria estética que intermédia o conhecimento (Kant) entre o receptor e a natureza nas várias formas de expressão artística a partir dos postulados de Platão, Aristóteles e Costa Lima acerca da mimesis e da representação. Neste trabalho, demonstramos que na transposição do romance O
Publicado em: 2004