Linguagem De Design
Mostrando 1-12 de 248 artigos, teses e dissertações.
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1. Gamificação, ensino de línguas estrangeiras e formação de professores
RESUMO Neste artigo buscamos refletir sobre a Gamificação enquanto recurso mediacional ou estratégia pedagógica no ensino de línguas estrangeiras e na formação de professores de línguas, discorrendo sobre o conceito, apresentando alguns elementos de jogos e trazendo alguns dos princípios de aprendizagem inerentes a bons jogos (GEE, 2003), articuland
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2020-12
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2. Representações do aprender línguas em narrativas visuais: o que mostram as imagens de sites de escolas de inglês
Resumo Este artigo trata do discurso sobre aprender línguas construído e veiculado por imagens em sites de escolas particulares especializadas em ensino de idiomas estrangeiros, evidenciando as representações construídas por esses estabelecimentos para a sociedade em geral. Argumenta-se a favor da consideração de imagens nos estudos da linguagem, e s�
Ilha Desterro. Publicado em: 2020-04
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3. Educational handbook for healthcare professionals: Preventing complications and treating peristomal skin
Resumo Objetivo Construir e validar um manual para a prevenção das complicações da pele periestoma. Método Para a construção do manual, realizou-se uma revisão nas bases: Biblioteca Cochrane, SciELO, LILACS e MEDLINE. O manual “Prevenindo e tratando das complicações da pele periestoma intestinal” foi elaborado em nove etapas. A primeira etapa
J. Coloproctol. (Rio J.). Publicado em: 05/12/2019
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4. DISCURSOS DE RESISTÊNCIA: DO PARATEXTO AO TEXTO. OU VICE-VERSA?
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é discutir estratégias de discursos de resistência que tomam como objeto de enfrentamento à ditadura militar vigente no Brasil no período compreendido entre as décadas 1960 e 1980, cujas sequelas se fazem sentir até hoje. Dentre esses discursos, que não cessam de emergir em diversas esferas, por meio de diferentes g�
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 30/09/2019
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5. Virtual learning object in hematopoietic stem cell transplantation for autoimmune diseases
RESUMO Objetivo: descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem para disponibilização de informações sobre transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas para doenças autoimunes. Métodos: estudo metodológico de desenvolvimento de um website, empregando o modelo de design instrucional que envolve Análise, Design, Desenvol
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 19/08/2019
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6. TRANSNATIONAL DIALOGUE ON LANGUAGE EDUCATION IN CANADA AND BRAZIL: HOW DO WE MOVE FORWARD IN THE FACE OF NEOCONSERVATIVE/NEOLIBERAL TIMES?
RESUMO Esta entrevista com o Prof. Dr. Brian Morgan da Universidade de York apresenta as perspectivas dos professores Morgan e Ferraz em relação à educação linguística no Canadá e no Brasil. A conversa focaliza temas essenciais para a educação linguística em ambos os contextos: políticas neoconservadoras, neoliberalismo, filosofia da linguagem (De
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 25/04/2019
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7. Achados do Matadouro de São Cristóvão: o artefato arqueológico virtualizado no Museu Histórico Nacional
RESUMO Este artigo parte da exposição “Achados da Leopoldina: arqueologia urbana na era digital”, sediada em 2017 no Museu Histórico Nacional, para analisar o lugar e o tempo da musealização e da exposição do objeto arqueológico oriundo do sítio Matadouro Público de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para tanto, à luz da legislação especí
An. mus. paul.. Publicado em: 25/03/2019
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8. Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
Resumo A proposta deste estudo experimental controlado e aleatorizado foi analisar a especificação de requisitos funcionais. Avaliaram-se os possíveis impactos do método de notação de modelagem de processo no nível de ambiguidade presente na especificação em linguagem natural. As notações foram utilizadas como instrumento para manifestar as nece
Gest. Prod.. Publicado em: 18/03/2019
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9. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas
RESUMO Objetivo Determinar as características e fatores a serem considerados no processo de desenvolvimento e design de materiais educacionais escritos na área da saúde, para uma população-alvo de idosos e desenvolver um material multimídia para orientação e aconselhamento de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas, considerando as diretriz
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 03/12/2018
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10. Um Design Metodológico para Analisar as Concepções dos Docentes em Relação à Produção Discente a partir de Representação Semiótica e Dimensões do Conhecimento Docente
Resumo Nosso objetivo neste trabalho é apresentar um design metodológico para a análise de dados empíricos em uma pesquisa qualitativa. Para esse fim, usamos resultados de uma pesquisa anterior envolvendo resolução de problemas em Matemática, na qual foi solicitado a alunos do Ensino Médio que resolvessem um problema de trigonometria formado por dois
Bolema. Publicado em: 2018-08
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11. Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama
Resumo: No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base n
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2017-12
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12. Microrrealidades socioculturais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, Brasil
Resumo Proposto justificado do tema: A proposta deste artigo foi alinhar perspectivas teóricas e metodológicas da Micro-História com aportes dos estudos no campo do Turismo para entender as transformações das microrrealidades do município de São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte). Microrrealidades são histórias de pessoas comuns que traduzem
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2017-12