Linguagem De Montagem
Mostrando 1-12 de 85 artigos, teses e dissertações.
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1. Afetos e sentidos no filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins
Resumo O principal objetivo deste ensaio é analisar o filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins, como uma experiência em si mesma. O filme é analisado em diálogo com análises fílmicas recentes que relacionam afeto e linguagem. O foco recai sobre o roteiro do filme, assim como sobre a luz, o som, a cor, o plano, os movimentos de c
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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2. Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard
RESUMO O artigo elege a “juste image” de Godard para uma revisita crítica à tese da irrepresentabilidade da Shoah. Nesse caminho, faz o reconhecimento de uma arte da dor godardiana e da montagem em catástrofe aí envolvida para suspeitar dos argumentos, principalmente cinematográficos, que amparam a referida tese. Quer-se mostrar sua transigência em
Alea. Publicado em: 2020-12
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3. Sistema computadorizado para deslocamento de amostra com motor de passo utilizando o L298: aplicação na técnica de varredura-Z
Resumo Neste trabalho vamos abordar uma nova tecnologia, de baixo custo, de controle de motor de passo via computador, a qual pode ser utilizada para movimentação de amostras. Mais especificamente, desenvolvemos um sistema de controle usando o módulo eletrônico comercial L298, que evita o uso de um circuito eletrônico tradicional complexo de múltiplos
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 18/04/2019
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4. Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de física assistido por sistema embarcado
Resumo Nesse trabalho é modelado um experimento para laboratório de física para descrever temporalmente a força de colisão em uma bola. O modelo emprega um sensor piezoelétrico, um singelo circuito programável (Arduino) ligado a um computador e um suporte para a liberação da bola em queda livre. Um programa em linguagem C foi confeccionado para ler
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 20/12/2018
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5. Serguei no México: Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer
Resumo Em seu filme Que viva Eisenstein! (2016), o diretor britânico Peter Greenaway homenageia a figura de um importante pioneiro da linguagem cinematográfica, Serguei Eisenstein, centrando a narrativa na passagem do cineasta soviético pelo México. O filme traz uma reflexão sobre as opções estéticas do próprio Greenaway, que, ao longo de sua carrei
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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6. Instrumentação para análise de vibrações mecânicas nos domínios do tempo e da frequência utilizando a plataforma Arduino
Neste estudo, utiliza-se a plataforma Arduino em conjunto com sensores, como acelerômetro, giroscópio e ultrassom, para medição de vibrações em sistemas mecânicos. O principal objetivo deste trabalho é a montagem de um sistema para aquisição de sinais de fácil manuseio, baixo custo e boa precisão para fins didáticos. Utiliza-se também a lingua
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 01/04/2016
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7. Historiofotia, tropologia e história: além das noções de imagem nos escritos de Hayden White
"Historiofotia" foi o termo cunhado por Hayden White para designar a representação da história por meio de imagens visuais. Atualmente o termo é apropriado pelos historiadores para compreender como filmes produzem interpretações do passado. Para fins teóricos e metodológicos da prática histórica, deve-se identificar a gênese do conceito nos escrit
História. Publicado em: 2014-12
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8. O discurso perverso
É consenso que o laço social, hoje, se organiza em uma montagem perversa. Não temos mais um mestre que governe as ações, as organizações familiares não se organizam em torno do poder paterno, vivemos um tempo da feminilização da cultura e numa lógica capitalista. O discurso capitalista não exige a renúncia pulsional, ao contrário, ele instiga o
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2014-09
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9. Relato de pesquisa: da similaridade na montagem à tela em movimento.
A similaridade é uma força tão fundamental na linguagem que está presente mesmo na linguagem de imagens do cinema. É o que mostram sequências de Outubro (1929), de Eisenstein, apesar do cineasta declarar que seu princípio de montagem é o conflito. A videoinstalação CinemObjeto (2012), realizada como parte dessa pesquisa, investiga o uso da montagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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10. Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno
Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongru
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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11. Reflexões acerca da análise dialógica dos discursos verbo-visuais: um caso de humor na política brasileira
Neste artigo, temos como objetivo perscrutar o funcionamento da verbo-visualidade de uma perspectiva dialógica do discurso, utilizando, como material de análise, uma videomontagem humorística acerca do ator político Dilma Rousseff, durante a campanha presidencial brasileira do ano de 2010. Primeiramente, procuramos refletir acerca de alguns pressupostos
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2013-12
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12. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer
O artigo visa discutir a aplicação da entrevista, seja individual ou coletiva, em pesquisa, segundo a perspectiva do método cartográfico. Não indica um modelo específico de "entrevista cartográfica", mas um ethos cartográfico como orientação geral dos procedimentos ligados à sua construção. Apoiado nos estudos da pragmática, afirma a importânc
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2013-08