Linguagem Digital Interativa
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. DESIGNING APPLICATIONS FOR IDTV WITH INTERACTIVE STORYBOARDS / PROJETANDO APLICAÇÕES PARA TVDI ATRAVÉS DE STORYBOARDS INTERATIVOS
A adoção do middleware Ginga como padrão para a TV digital interativa vem se concretizando tanto no Brasil quanto em boa parte da América Latina. Mesmo assim, as possibilidades criadas pelo padrão ainda são pouco exploradas pelos produtores de conteúdo. Grande parte das aplicações interativas veiculadas atualmente vem se restringindo a aplicações
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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2. Autoria em rede : um estudo dos processos autorais interativos de escrita nas redes de comunicação / Authorship through network : a study of the interactive authoring processes of writing in communication networks
As redes de comunicação têm impulsionado um significativo deslocamento nos processos autorais de escrita, que adquirem nova dinâmica no meio digital, apresentando-se cada vez mais como uma ação interativa entre diferentes agentes criadores. Com base no pensamento de Michel Foucault sobre o tema da autoria, esta tese explora o significado desse deslizam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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3. Museu da língua portuguesa: fruição e aprendizagem na relação interativa
Essa pesquisa foi desenvolvida partindo da minha inquietação em investigar as inter-relações entre Educação, Arte, Cultura e Tecnologia nos espaços que vão além do universo da sala de aula. Investigo as transformações na instituição museu até os Museus Interativos e descrevo, brevemente, o Museu do Futebol e o Museu Catavento. Porém, o foco de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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4. Suporte a aplicações sensíveis ao contexto no cenário do Sistema Brasileiro de Televisão Digital
Aplicações sensíveis ao contexto usam informações contextuais para customizar serviços de acordo com as situações e as necessidades dos seus usuários. Um dos cenários promissores para o desenvolvimento dessa classe de aplicações é aquele proporcionado pelo ambiente de televisão digital interativa, em particular no âmbito do Sistema Brasileiro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/01/2012
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5. AN ARCHITECTURE FOR DYNAMIC NCL APPLICATIONS BASED ON DOCUMENT FAMILIES / UMA ARQUITETURA PARA APLICAÇÕES DINÂMICAS NCL BASEADAS EM FAMÍLIAS DE DOCUMENTOS
A apresentação de aplicações hipermídia dinâmicas pode ser vista em alguns casos como um processo de autoria recursivo, no qual aplicações são recriadas em tempo de apresentação quando modificações no conteúdo são desencadeadas por interações entre a máquina de apresentação e outras entidades (tais como usuários, objetos imperativos, apl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2011
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6. SOCIAL PRESENCE IN A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: AN ANALYSIS PROPOSAL IN LIGHT OF SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS / A PRESENÇA SOCIAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
A presença social em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é um estudo de caso interpretativista dos elementos que contribuem para a co-presença (Goffman, 1963) e para a representação do eu (Goffman, 1959/2009) em um contexto pedagógico on-line. Adotando uma visão Sistêmico-Funcional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/07/2011
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7. Artefatos e linguagens de interação com sistemas digitais contemporâneos : os anéis interativos ajustáveis para a televisão digital interativa / Artifacts and languages of interaction with contemporary digital systems : the adjustable interactive rings for interactive digital television
A digitalização da transmissão da televisão terrestre no Brasil e, consequentemente, a possibilidade de oferta de interatividade na televisão estabelece um novo paradigma de interação do telespectador com essa mídia com extremo potencial de impacto social, especialmente para a população brasileira. Entretanto, a existência de artefatos digitais co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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8. A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira / A-TVDBR: A Learning Activity Model for Brazilian Digital TV
Em 2003, a partir do decreto n 4.901, foi instituída a TV Digital brasileira, cujas características preponderantes são de proporcionar a interatividade e o desenvolvimento de novas tecnologias oferecendo entretenimento à população, promovendo a educação, a cultura, e a inclusão social, diante desta nova realidade, precisam-se viabilizar meios de uti
Publicado em: 2010
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9. UMA LINGUAGEM PARA AS NOVAS MÍDIAS: A montagem audiovisual como base para a constituição do cinema interativo
Esta tese apresenta um estudo de linguagem para a produção de obras audiovisuais de caráter interativo. Esse estudo justifica-se pela demanda existente nesse campo, em especial para produtos aplicáveis a ambientes de exibição que proporcionam interatividade aos usuários, como a televisão digital interativa, a Internet e a telefonia móvel. Foram estu
Publicado em: 2010
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10. GINGA-NCL AS A WEB BROWSER PLUGIN / GINGA-NCL COMO PLUGIN PARA NAVEGADORES WEB
Nos últimos anos, os usuários da Web (World Wide Web) apresentam uma mudança significativa em seu comportamento, tornando-se, além de consumidores, produtores de conteúdo multimídia. Por outro lado, a produção de conteúdo para a TV Digital brasileira, sobre tudo as aplicações interativas escritas na linguagem declarativa NCL (Nested Context Langua
Publicado em: 2010
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11. Televisão digital movel para aplicações de governo utilizando Ginga NCL / Mobile digital TV applications for government
Apresentam-se nesta dissertação as tecnologias necessárias para desenvolvimento de aplicações interativas na área m-government de TV digital móvel. Para o desenvolvimento, utiliza-se a parte declarativa de middleware Ginga (Sistema Brasileiro de Televisão Digital) e Lua como linguagem imperativa. Essa linguagem permite realizar processamento matemát
Publicado em: 2009
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12. Hiperanálise: a estrutura hipermidiática da construção do conhecimento
Este trabalho de investigação apresenta a proposta conceitual da hiperanálise em decorrência do exercício de construção hipermidiática. A hiperanálise é conceituada como o a análise utilizando a linguagem hipermidiática e compreende um pensar que se utiliza de sons, imagens, textos e interatividade. Longe de a criação de uma hipermídia ser a v
Publicado em: 2009