Linguagem Filmica
Mostrando 1-12 de 51 artigos, teses e dissertações.
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1. A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS NO CURTA-METRAGEM BRAVURA E EM SUA AUDIODESCRIÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A FUNÇÃO INTERPESSOAL DA NARRATIVA VISUAL E A VALORAÇÃO NA LINGUAGEM VERBAL
RESUMO Este artigo objetiva estudar a expressão dos sentimentos em duas sequências de Bravura e na audiodescrição (AD) desse curta de animação. O trabalho se enquadra no campo dos Estudos da Tradução, mais particularmente nos da Tradução Audiovisual Acessível, em que a AD é uma forma de acessibilizar uma obra audiovisual para as Pessoas com Defic
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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2. História cultural, linguagem fílmica e ditadura militar brasileira
RESUMO Este artigo analisa o movimento de independência e autonomia dos religiosos da Congregação da Índia Oriental, na tentativa de ruptura com a casa mãe da Província de Portugal da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, no ano de 1638. O uso de armas pelos religiosos sublinhou a violência da revolta. A década de 1630 correspondeu a anos de tensõe
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-04
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3. “Nise, o coração da loucura”: representações femininas em um filme sobre a terapêutica ocupacional
Resumo Introdução Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente sobre as representações das mulheres em filmes latino-americanos contemporâneos, exibidos no cinema, visando identificar possibilidades de empoderamento feminino. O filme analisado neste artigo é Nise – o coração da loucura, que focaliza o trabalho iniciado na década de 1940 pela
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 22/08/2019
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4. Imaginários no cinema de animação: estetização de corpos na interface do cuidado de crianças e adolescentes
Resumo O artigo objetiva ilustrar como uma produção cinematográfica de animação é capaz de afirmar imaginários sociais e também evidencia a presença destes nas práticas sociais e profissionais nas áreas de educação, saúde e comunicação voltadas para a infância e adolescência. O estudo parte de elementos do repertório imagético de três fo
Saude soc.. Publicado em: 2018-06
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5. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro
Resumo Dos seus documentários em locações reais aos filmados em ambientes fechados, o cineasta Eduardo Coutinho investigou incansavelmente os modos de falar de seus personagens, suas “invenções verbais”, suas possibilidades de fabular, captando nesse movimento a complexidade e as modulações da língua portuguesa de camadas diversas da população
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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6. Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária
Esta obra deriva de um curso de extensão dedicado a refletir sobre cinema e educação e, a partir daí, apresenta a convicção da importância da cultura nos processos educacionais, da linguagem fílmica para a formação docente, da promoção critica do conhecimento, enfim, da valorização de experiências que busquem a construção do diálogo entre o epistemológico, o estético, o político e o ético no campo do ensino. Trata-se de coletânea, composta por nove capítulos, cujos temas em foco se articulem de acordo com o propósito em questão: história do cinema, roteiro cinematográfico, plano cinematográfico, manuseio de câmera, edição de som, edição e imagem, experiências envolvendo mostra de curtas e site, experiência em sala de aula e formação docente e tecnologias. Em comum, buscaram os autores aqui agrupados destacar que a soma de esforços visa possibilitar uma nova forma de ver cinema, capaz de estimular o fazer de narrativas fílmicas e, mediante isso, oportunizar certo viver diferenciado dessa arte, ao incentivar sua apropriação, especialmente, para fins educativos.
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2016
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7. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças
Resumo O artigo pensa, sob o ponto de vista pedagógico, as produções cinematográficas endereçadas às crianças. O que motiva cineastas a produzirem obras cinematográficas para as crianças? O que as crianças aprendem quando veem um filme? Todo filme infantil é um filme educativo? O que caracteriza um filme educativo? Para trabalhar essas questões,
Pro-Posições. Publicado em: 2015-12
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8. Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações
O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar a linguagem fílmica como metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso da estratégia de análise fílmica. Os dados foram coletados por meio da observação indireta e não participante, registrados em protocolo de observação.
Rev. Adm. (São Paulo). Publicado em: 2015-03
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9. A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud
O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na t
Psicol. clin.. Publicado em: 2014-12
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10. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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11. Da película à narrativa : reflexos do cinema na obra de Caio Fernando Abreu
Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos do cinema como elementos pertencentes ao texto e constituintes do processo criativo na obra de Caio Fernando Abreu. Para demonstrar as afinidades da narrativa do autor com a linguagem fílmica, duas análises são aprofundadas. A primeira delas, a partir do conto ¿Aqueles dois¿, do livro Morangos mofados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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12. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011