Literatura Brasileira Conto Critica E Interpretacao
Mostrando 1-12 de 45 artigos, teses e dissertações.
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1. O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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2. Em que espécie de hombre o gaúcho se transformou? : (o regionalismo nos contos gaúchos do século XX)
O regionalismo tem sido tema de discussões incansáveis, especialmente nas letras gaúchas, que têm um dos regionalismos mais bem definidos da literatura brasileira. Com este trabalho, buscamos entender quando se deu o início desta categoria, no gênero conto, na literatura do estado do Rio Grande do Sul e como avançou pelo século XX. Neste estudo, debr
Publicado em: 2011
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3. Os medalhões machadianos : a construção de um personagem
Este trabalho pretende analisar contos de Machado de Assis que têm como tema central a trajetória de personagens marcados pela busca de projeção frente à sociedade, os chamados medalhões. Tal tipo de personagem pode ser associado a uma possível forma de o autor representar a sociedade brasileira de seu tempo, questão discutida no artigo “Notícia d
Publicado em: 2011
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4. Fragmentos e diálogos : história e intertextualidade no conto de Caio Fernando Abreu
Este trabalho aborda a produção contística de Caio Fernando Abreu, centralizando a análise de suas narrativas curtas sob o enfoque das suas formas de composição. Nesse sentido, foram priorizadas reflexões sobre a fragmentação formal dos textos, os diálogos entre literatura e história presentes em contos do escritor e as relações intertextuais qu
Publicado em: 2011
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5. O leitor e a identidade nacional na contística de Mário de Andrade
Mário de Andrade foi um dos ícones do Movimento Modernista, um autor de fundamental importância para a consolidação do conto moderno na Literatura Brasileira. Seus escritos reúnem vários gêneros. Nosso foco de estudo será a sua contística: suas três obras de contos Primeiro Andar (1926), Contos de Belazarte (1934) e Contos Novos (1947). Sabe-se da
Publicado em: 2011
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6. Chapeuzinho vermelho e Caperucita roja: uma investigação de reescritas com base na representação (visual) de atores sociais e na representação da ação social.
Esta tese parte do conceito de reescrita de Lefevere (2007) para, sob uma perspectiva linguística dos estudos da tradução, investigar reescritas de contos de fadas em português do Brasil e em espanhol da Argentina. A tradução é vista por Lefevere como um dos muitos tipos de reescritas, e o tradutor (bem como qualquer outro reescritor) como um intermed
Publicado em: 2011
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7. Literatura homoerótica: o homoerotismo em seis narrativas brasileiras
Este trabalho discute a relação entre literatura e homoerotismo e propõe um conceito de literatura homoerótica fundamentado a partir da análise crítica de seis narrativas brasileiras que têm como foco o homoerotismo masculino. Procura entender os mecanismos que envolvem a homofobia social e seus reflexos nos estudos literários. E, ao separar o desejo
Publicado em: 2010
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8. Narrativas curtas dos anos 90 : suturas/fissuras
As narrativas curtas dos anos 90 são assinaladas por suturas e fissuras quanto ao contorno narrativo e às temáticas desenvolvidas em relação às de tempos anteriores. As novas formas de comunicação e difusão da cultura, sobretudo a Internet com seus milhares de blogs, trouxeram mudanças radicais no formato do conto, que se imbrica com poemas, bulas
Publicado em: 2010
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9. Os fios da memória nos teares da imaginação de Ana Maria Machado: o narrador em Do outro mundo
A publicação, em 1929, de A menina do narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato, foi o marco da revolução na literatura infantil brasileira, consolidado por uma literatura criativa e distanciada dos objetivos meramente pragmáticos. Na década de 1970, após um período de estagnação, com o boom da literatura infantil brasileira, uma nova tendência com
Publicado em: 2010
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10. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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11. O conto contemporâneo de Marina Colasanti: estilhaços do maravilhoso na viagem das "23 histórias"
This paper analyzes ten stories of 23 histórias de um viajante, Marina Colasanti, from the rescue and return of gender and the wonderful tradition held by the author to write his fictional worlds. By revisiting the wonderful tales, reinterpreted and violates some elements of tradition in the light of contemporary, among them the metamorphosis, the journey a
Publicado em: 2010
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12. Nas teias da ficção: espacialidades e visualidades em Antes do baile verde
This thesis proposes the study of spatialities and visualities observed in Before the green dance, anthology of Lygia Fagundes Telles. To this end, we selected some stories of this book, which, although very commonly known, had not yet been analyzed by this bias. The studies and analysis seek to focus, above all, the space in your physical and psychological,
Publicado em: 2010