Literatura Brasileira Parodia
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. A cartomante: uma tragicomédia machadiana
As narrativas de Machado de Assis incluem-se na tradição literária da ficção tragicômica. A mistura dos estilos trágico e cômico que caracteriza seus textos principais torna a literatura brasileira nova por meio da ironia de uma enunciação paródica, que inverte as significações usuais das representações burguesas. Em "A cartomante", Camilo, Ri
Machado Assis Linha. Publicado em: 2012-06
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2. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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3. A Trindade Profana de Saramago : ironia e paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Lobjectif de cette dissertation est danalyser La présentation des personnages de la Trinité Profane (Du Diable, de Dieu et de Jesus) dans O evangelho segundo Jesus Cristo de lécrivain portugais José Saramago. Pour ce faire, nous avons choisi le point de vue politique qui considère les aspects parodiques et ironiques de loeuvre. Pour mieux visualiser cet
Publicado em: 2009
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4. Metalinguagem e paródia em contos de Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca
This work aims at discussing conections between some short stories from the work Feliz Ano Novo, by Rubem Fonseca, published in 1975, and the literary tradition. The short stories that were selected are: O Campeonato, Nau Catrineta, Corações Solitários, Agruras de um Jovem Escritor and Intestino Grosso, which reveal themselves as key points to the discuss
Publicado em: 2009
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5. A rua como espetáculo em Juan José Arreola
A partir da segunda metade do século XIX, o vocábulo conto começa a designar um gênero de reconhecido prestigio literário. Desde então, alguns escritores lançaram mão de suas reflexões para defender a existência de determinados elementos que seriam comuns ao gênero: técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito, rigor estilístico.
Publicado em: 2009
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6. Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de Nelson Rodrigues
O presente trabalho estuda o gênero dramático, desde suas origens, as encenações ritualísticas dos antigos, até as principais manifestações teatrais da contemporaneidade. Centra-se, a seguir, no contexto brasileiro, ao tratar da obra teatral de Nelson Rodrigues, dramaturgo que inovou a linguagem cênica e instaurou a modernidade no teatro nacional, u
Publicado em: 2008
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7. FOLÂTRERIES DE LOBATO DANS LES MÉMOIRES DE EMÍLIA: MÉMORIE, INTERTEXTUALITÉ, IRONIE / Reinações de Lobato nas memórias de Emília: memorialismo, intertextualidade, ironia
Análise do livro Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, focalizando aspectos memorialísticos, intertextuais e irônicos. Na interpretação do processo de tessitura da escrita do eu, utiliza-se como suporte teórico básico os estudos de Philippe Lejeune acerca da escrita autobiográfica. Na perspectiva comparatista, tece-se um confronto entre a escrita
Publicado em: 2007
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8. Ri melhor quem ri por último? : o riso modernista e a tradição literária brasileira
A tradição do humor e do riso viaja no tempo e no espaço do agora e sempre, num jogo nítido de releituras e revisões de suas formas e expressões, cuja historicidade aponta para a sua apreciação literária e para a sua marginalidade estética. Esses percursos marginais são o foco de estudo para a definição de uma cultura do humor e do riso na liter
Publicado em: 2007
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9. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
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10. Contos de fadas tradicionais e renovados : uma perspectiva analítica
Esta investigação propõe uma análise comparativa das obras Cinderela ou Sapatinho de cristal, de Charles Perrault; Cinderela, de Jacob e Wilhelm Grimm e Cinderela: uma biografia autorizada, de Paula Mastroberti, com a finalidade de constatar as transformações que ocorreram em cada versão devido à influência da cultura regional, do espaço e do conte
Publicado em: 2006
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11. Paródia e transgressão : uma discussão do sujeito nas confissões de Ralfo
O presente trabalho propõe uma leitura da obra Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária) sob o ponto de vista da paródia e da carnavalização, recursos que se prestam a expressar o destronamento do sério através do riso. Os mesmos recursos trazem também, na obra em questão, uma discussão a respeito da identidade do indivíduo. Tal discuss�
Publicado em: 2003