Logica Do Espetaculo
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1. A cultura carnavalesca em Porto Alegre: o espetáculo, a retórica e a organização da festa
O estudo pretende compreender a produção carnavalesca no sul do Brasil, com enfoque na etnografia realizada nas Escolas de Sambas e nos recentes carnavais de Porto Alegre. Analisa-se um ciclo de transformações materiais e simbólicas das entidades produtoras da festa e de seus grupos diretivos, com projetos voltados às transformações dos significados,
Organ. Soc.. Publicado em: 2013-03
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2. Da periferia ao centro: cultura e política em tempos pós-modernos
As relações entre cultura e política ganharam novos contornos no Brasil a partir da década de 1990. A explosão cultural da periferia - tendo à frente o rap - expressou-se numa lógica dualista que dividia a sociedade em brancos e negros, centro e periferia, "manos" e "playboys". Essa visão dualista, por sua vez, reflete uma forma de pensar prisioneira
Estud. av.. Publicado em: 2013
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3. Redes virtuais de relacionamento : dispositivos de subjetivação, individuação e controle = Virtual relationship nets : mechanisms of subjectivity and control / Virtual relationship nets : mechanisms of subjectivity and control
Esta pesquisa tem como tema a relação entre as chamadas novas tecnologias e a constituição subjetiva de professores de inglês na contemporaneidade, de modo a entendermos a maneira como esses professores se constituem como sujeitos (pós-) modernos, por meio de relações mediadas pela e na máquina. A hipótese assumida é a de que as redes virtuais con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/08/2012
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4. Práticas corporais em Juiz de Fora (1876-1915)
Até a década de 1920, Juiz de Fora era considerada a principal cidade de Minas Gerais, por sua pujança econômica e por seu desenvolvimento cultural. A cidade está localizada próxima ao Rio de Janeiro e vivenciou um intenso processo de modernização a partir da segunda metade do século XIX. Nosso trabalho analisa o desenvolvimento das práticas corpor
Pro-Posições. Publicado em: 2011-12
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5. O parricídio como espetáculo da violência: O dia em que matei meu pai
Resumo A voz narrativa em primeira pessoa no romance de Mario Sabino, O dia em que matei meu pai, constrói um universo composto por duas coordenadas: uma segue a lógica subjetiva do prazer/perversão em que os personagens descritos pelo narrador evidenciam sociopatologias como resultado de um contexto regido pela violência psicológica e pela amoralidade,
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-06
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6. A espetacularização da política em Bob Roberts / Spectacularization of policy in Bob Roberts
O filme Bob Roberts (1992) trata de um pseudo-documentário sobre um cantor de música folk, representante da Nova Direita, que se candidata ao senado pela Pensilvânia em 1990. Ao longo da trama, vemos vários elementos que pontuam o modo como essa nova classe, no seu movimento de reação aos protestos dos anos 60, consegue apropriar-se das retóricas da E
Publicado em: 2010
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7. Visibilidade espetacular e relações de poder no reality show BB9
No presente trabalho, fazemos uma incursão sobre o reality show, num estudo específico do programa Big Brother Brasil-9, abordando a questão da visibilidade e do espetáculo por meio dos conceitos de cultura, corpo, poder e comunicação. O vinculamos à teoria de poder proposta por Michel Foucault. O corpo, em nossa análise, encontra-se preso a micro po
Publicado em: 2010
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8. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
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9. Cultura e patrimônio
Esta tese apresenta uma reflexão a respeito das noções de cultura e patrimônio histórico-cultural como pressupostos para a compreensão das atividades do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo Condephaat. O Conselho surge em São Paulo por determinação federal nos primeiros anos da
Publicado em: 2008
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10. OS SENTIDOS DO FUTEBOL ESPETÁCULO PARA ESTUDANTES DE DISTINTAS CLASSES SOCIAIS
O presente estudo busca identificar em que medida o pertencimento de classe social interfere nos sentidos e perspectivas do jovem brasileiro frente ao futebol espetáculo, bem como compreender os mecanismos sociais que determinam a decisão de os sujeitos investirem na carreira profissional esportiva em detrimento da trajetória escolar longa. Começamos com
Publicado em: 2007
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11. Testemunhos de poéticas negras: de Chocolat e a Companhia Negra de Revistas no Rio de Janeiro (1926-1927)
Esta dissertação procurou apreender formas de organização não institucionais da população negra no Rio de Janeiro, no período compreendido entre os últimos anos do século XIX e as três primeiras décadas do XX. Preterido pelo imigrante europeu no mundo do trabalho livre, o negro não se acomodou. Marcou sua presença em múltiplos espaços e afaze
Publicado em: 2006
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12. Abordagem cultural na pratica pedagogica : uma experiencia com o teatro de bonecos
A pesquisa enfoca o trabalho artístico e suas potencialidades para o aprendizado e a formação dos indivíduos. Nossa experiência referenda-se a um grupo de Teatro de Bonecos e nosso locus é a escola pública, enquanto lugar de encontro, entre o espetáculo teatral e a reação da platéia. Esta ação cultural que rompe com as rotinas escolares, pode in
Publicado em: 2006