Materiais De Esculturas
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1. Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
RESUMO A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialé
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Justaposição, repetição, dança
Resumo O ensaio aborda os trabalhos que Richard Serra apresentou em exposição realizada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, em 2014, e discute o trânsito notável entre desenho e escultura presente em sua obra, do qual frequentemente resultaram desenhos marcados por qualidades escultóricas, tais como solidez, massa, peso, leveza, fluidez e, i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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3. Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com
Publicado em: 2010
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4. Estudo da dependência da condutividade com a microestrutura de ligas Cu-Ni com diferentes dopagens
O cobre e suas ligas têm diferentes aplicações sendo usado desde a produção artesanal de utensílios e esculturas até o processamento de componentes elétricos ou eletrônicos empregados em equipamentos sofisticados e destaca-se como material condutor devido à alta condutividade elétrica e térmica. Suas propriedades mecânicas são moderadas, tais c
Publicado em: 2010
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5. A antiguidadde clássica na representação do feminino : pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)
A pesquisa intitulada A antiguidade clássica na representação do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930) analisa a influência da cultura greco-romana na representação das figuras femininas desta necrópole e apresenta um inventariado das pranteadoras. O estudo aborda também as duas marmorarias mais atuantes na capi
Publicado em: 2009
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6. Caracterização físico-química em materiais de esculturas de cera do Museu Alpino / Physical-chemical characterization of waxy sculptures materials from the Museum Alpino
As esculturas de cera do Museu Alpino, no Brasil, compostas por diversos materiais orgânicos e inorgânicos, apresentaram um tipo de degradação da superfície a qual foi investigada cientificamente através de metodologia diversificada baseada no uso de técnicas complementares, com cruzamento dos resultados. As matérias primas assim como os produtos de
Publicado em: 2008
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7. Os processos de fundição, como ferramenta na obtenção de esculturas em metal
Este trabalho tem como foco central a investigação de possibilidades de obtenção de peças metálicas, na forma de esculturas, por fundição, com vazamento por gravidade e que tenham como característica formal uma geometria complexa. Na interface interdisciplinar entre Arte e Engenharia, o estudo aborda a técnica de fundição por cera perdida e suas
Publicado em: 2008
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8. The iconography of the figure holding an architectural model in medieval art / A iconografia do portador do modelo de arquitetura na arte medieval
Contrastando com a raridade dos vestígios materiais de supostas maquetes de arquitetos medievais há uma profusão de representações artísticas (mosaicos, afrescos e esculturas) que retratam figuras (Papas, Reis, Príncipes e Santos) portando modelos de arquitetura, particularmente igrejas. Esta pesquisa, apoiada pela FAPESP, concentra-se sobre este moti
Publicado em: 2007
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9. A influência da composição do esteatito (pedra-sabão) na migração de minerais para os alimentos: minerais do esteatito
O esteatito, rocha metamórfica composta por talco, dolomita e anfibólios, é abundantemente encontrado no Quadrilátero Ferrífero brasileiro, em Minas Gerais. O esteatito tem aplicação industrial, sendo também usado na confecção de esculturas e utensílios culinários, conhecidos como panelas de pedra-sabão. A tradição na aplicação culinária da
Cerâmica. Publicado em: 2006-12
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10. Ceramics,photography;body;memory;permanence, impermanence / Geofagia:corpos cerâmicos, corpos híbridos
Esta é a dissertação que revela a investigação teórico-prática intitulada Geofagia:corpos cerâmicos, corpos híbridos, para conclusão de curso de mestrado. As reflexões sobre o tema em análise levam à compreensão das motivações e implicações presentes no processo de construção da obra, e da experimentação, em que foi utilizada uma técni
Publicado em: 2006
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11. A evolução da representação da mão nas artes plásticas
A interação entre arte e ciência foi intensa durante o Renascimento, sofrendo declínio nos anos posteriores com retomada significativa no século XX, principalmente com o uso de técnicas de identificação, datação de obras de arte e o desenvolvimento de novos materiais. O relacionamento entre artes plásticas e Cirurgia da Mão mantêm-se intenso , s
Acta Ortopédica Brasileira. Publicado em: 2002-09
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12. Entre a atração e a repulsa
Esta pesquisa realizou-se a partir da análise de diversos trabalhos de minha autoria nas artes plásticas. O processo da realização dos trabalhos iniciou-se com formas tridimensionais, objetos, esculturas, instalações e partiu para suportes bidimensionais, desenhos e pinturas, que correspondem à fase atual. As obras que aqui foram descritas incluem tra
Publicado em: 2002