Michael Fried
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1. Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse.
RESUMO O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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2. Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth
Resumo Em 2008, com a publicação de Why photography matters as art as never before, Michael Fried retoma as discussões iniciadas em “Arte e objetidade”, ensaio de 1967, em especial a ideia de "absorção" ou antiteatralidade da arte, suposta característica da arte modernista em contraposição à minimalista/literalista. Fried debate a questão da "p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. Absorto na ação
O filme Zidane, um retrato do século XXI, de Douglas Gordon e Philippe Parreno (2006) pertence à tradição de absorção que desempenhou um papel crucial na evolução da arte moderna. O autor explora a tensão entre absorção e teatralidade - central tanto para a pintura francesa do século XVIII como para a fotografia dos séculos XX e XXI - e tira con
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-07
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4. CELL-TRANSFORMING ABILITY OF A TEMPERATURE-SENSITIVE MUTANT OF POLYOMA VIRUS*