Modernismos
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Modernismos alternativos, preto no branco
RESUMO Resenha crítica da obra “Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945”, de autoria de Rafael Cardoso, publicada pela Companhia das Letras em 2022. São apresentados os principais objetivos do livro, as fontes utilizadas e teses defendidas, inserindo autor e obra nos debates historiográficos. Na resenha, e
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. A memória da poesia modernista
RESUMO Nos anos 1920, os modernismos brasileiros revelavam estratégias não apenas de ruptura com a tradição, mas também de continuidade, como apontam suas relações com a elite aristocrática do café (patrocinadora da Semana de Arte Moderna) e também com o romantismo (especialmente, o de José de Alencar). A construção da memória modernista sobre
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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3. De papéis a documentos: Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros
RESUMO: O artigo apresenta em detalhe a gênese do Fundo Monteiro Lobato, no CEDAE/Unicamp, abrangendo desde o projeto inicial até o desenvolvimento do Acervo ao longo dos anos. Algumas seções são mais explicitadas, como cartas (algumas transcritas), fotografias, livros e presença na mídia. Destaca seu papel para o conhecimento mais completo das platei
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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4. A fantasia decorativa da modernidade dos incultos, malcriados e desviados
Resumo A arte decorativa, com seu pressuposto de criar coisas de fantasia ornamental, costumou estar alijada dos debates sobre modernismos no Brasil, apesar de sua ação significativa para os processos de modernidade. Diante de sua natureza polissêmica, muitas manifestações de cunho popular podem estar nela incluídas, produzidas por atores ausentes da h
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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5. O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
RESUMO Ao longo dos últimos 100 anos, o ideário modernista foi objeto de numerosas releituras, atualizações e revisões críticas. A partir de meados do século XX, artistas de diversos campos - literatura, teatro, cinema, artes visuais e canção popular, entre outros - tomaram as vanguardas da década de 1920 como matrizes de invenção e pensamento, q
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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6. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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7. Sérgio com Lima: um encontro inusitado em meio aos modernismos
RESUMO Partindo do encontro entre Lima Barreto e Sérgio Buarque de Holanda, em 1922, no Rio de Janeiro, recuperamos debates estéticos e políticos da Primeira República, evitando qualquer cisão rígida entre modernistas e não modernistas. Relações de classe, escolas literárias, o espaço urbano e os valores públicos, assim como os dilemas da democra
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 12/12/2016
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8. Experiência moderna nas artes plásticas em Goiás: fronteira, identidade, história (1942 - 1962) / "Modern experience of Plástic Artes in Goiás: border, identities and history"
O esforço deste texto é no sentido de identificar elementos de análise fundamentais para uma história da arte moderna em Goiás, direcionando o tratamento de problemas históricos a partir das noções de identidade e fronteira, produzidas por esta experiência. Apresenta-se a configuração do fenômeno histórico delimitado aqui como experiência moder
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/11/2010