Montagem Arte
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
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1. Construtibilidade de formas arquitetônicas complexas: ma revisão sistemática da literatura
Resumo O uso de modelos computacionais paramétricos possibilitou uma revolução na forma das edificações. No entanto, a liberdade formal trazida por esses modelos apresenta novos desafios, principalmente em relação ao processo construtivo e ao uso dos materiais nas arquiteturas com formas complexas. Logo, entender a construtibilidade, ou como os proces
Ambiente Construído. Publicado em: 2022
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2. Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard
RESUMO O artigo elege a “juste image” de Godard para uma revisita crítica à tese da irrepresentabilidade da Shoah. Nesse caminho, faz o reconhecimento de uma arte da dor godardiana e da montagem em catástrofe aí envolvida para suspeitar dos argumentos, principalmente cinematográficos, que amparam a referida tese. Quer-se mostrar sua transigência em
Alea. Publicado em: 2020-12
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3. A função-curador: discurso, montagem, composição
O artigo procura analisar o modo como a curadoria foi se transformando ao longo das últimas décadas. De organizador de exposições, o curador assumiu-se como agente propositor de narrativas históricas alternativas. Nesse aspecto, a montagem de exposições passou a incorporar elementos da atividade crítica, sendo que, paradoxalmente, a curadoria atua no
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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4. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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5. Arte Pará: etnografia e interpretação em um salão de artes visuais na Amazônia
Resumo O presente trabalho traz relatos etnográficos sobre experiências com artistas, curadores, organizadores e técnicos na montagem do salão Arte Pará, entre os anos de 2012 a 2015, realizados na cidade de Belém. Parte integrante de uma pesquisa de doutorado, este recorte se baseia em premissas metodológicas sincrônicas e dialógicas, a partir de a
Horiz. antropol.. Publicado em: 25/04/2019
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6. O FIM DA ESTÉTICA E A NOVA CRÍTICA DE ARTE EM BENJAMIN
RESUMO O artigo pretende mostrar como o esforço de Benjamin no sentido de fundar uma nova crítica de arte remonta ao mesmo tempo ao primeiro Romantismo de Iena e à Filosofia de Hegel. Enquanto Hegel proclama o fim da estética e da obra de arte tradicional, os românticos, na figura de F. Schlegel e Novalis, apontam para a continuação de um discurso fil
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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7. Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
resumo Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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8. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos .
resumo Antes de ser conhecida no Brasil, a produção fotográfica de Alair Gomes circulou nos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos, em publicações tanto do meio das artes quanto ligadas a uma homossociabilidade estadunidense, como são os casos das revistas Performance, Gay Sunshine, The Advocate e Advocate MEN, e do Artists Almanac. Este artigo analisa ta
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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9. Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnaval.
Resumo O autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, t
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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10. Arquiteturas da saúde na segunda metade do século XIX e os modelos de ensino nas academias portuguesas
RESUMO O entrelaçamento histórico entre a construção de hospitais de raiz no Brasil e em Portugal na segunda metade do século XIX demanda a compreensão do contexto de formação e atuação acadêmica de seus projetistas, evidenciando a matriz fundamental da formação à altura: o desenho como técnica de concepção e representação da Arquitetura.
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-08
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11. O contato com o mundo: ambiguidades da fotografia de Mathieu Pernot
RESUMO Analisando o trabalho de Mathieu Pernot, percebe-se a ambiguidade da fotografia que se encontra na fronteira entre arte e documento. A simplicidade no enquadramento, a claridade da iluminação, a serialização, a montagem, bem como a impessoalidade das imagens de Pernot, assinalam a contradição interminável entre o que é acessível pela visão e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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12. Possibilidades de estruturação do processo artístico como imagem - no interior do tempo
RESUMO É certo que meu processo de produção de arte envolve escolhas e cooptação de elementos ditadas pela subjetividade; das infinitas possibilidades de referências e encontros cotidianos, os mais carregados "eletricamente" são os selecionados para participar como produtores de sentidos no trabalho. Mas haverá algum tipo de negociação com o campo
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06