Museus Indigenas
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mulheres Indígenas nas Missões: patrimônio silenciado
Resumo: Ao problematizar o patrimônio histórico das Missões Indígenas-Jesuíticas (1609-1750) a partir de preocupações teórico-metodológicas relacionadas aos estudos de gênero e patrimônio, este artigo discute: a) representações sobre mulheres indígenas presentes na documentação histórica gerada pelos jesuítas; b) ressignificação dos espa�
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 21/10/2019
-
2. “Museologia colaborativa”: diferentes processos nas relações entre antropólogos, coleções etnográficas e povos indígenas
Resumo Os museus antropológicos exercem relevante papel na preservação dos patrimônios materiais. Antropólogos, entre outros, contribuem para o colecionamento, documentação, pesquisa e curadoria de exposições sobre diferentes povos e culturas. Nas últimas décadas, cunhou-se a expressão “museologia colaborativa” para expressar uma ação de in
Horiz. antropol.. Publicado em: 25/04/2019
-
3. DE DOCUMENTOS ETNOGRÁFICOS A DOCUMENTOS HISTÓRICOS: A SEGUNDA VIDA DOS REGISTROS SOBRE OS XETÁ (PARANÁ, BRASIL)
Resumo Na metade do século passado, os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, violentado de diferentes formas, teve consolidado o contato com os brancos, na serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Naquela ocasião, José Loureiro Fernandes e Vladimir Kozák, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, realizaram expedições ao
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
4. A fabricação da alteridade nos museus da América Latina: representações ameríndias e circulação dos objetos etnográficos do século XIX ao XXI
RESUMO Este artigo lança luz sobre representações ameríndias elaboradas em museus e baseadas em objetos, que reificaram certas imagens em circulação até os dias de hoje. Se, no século XIX, os habitantes da América eram representados como extintos, em vias de extinção ou com sinais visíveis de degenerescência, no século XXI, numa reviravolta his
An. mus. paul.. Publicado em: 18/06/2018
-
5. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural
Resumo O presente artigo enfoca aspectos ligados ao patrimônio cultural indígena depositado em museus e as coleções etnográficas. Ressalta as articulações, cada vez mais intensas, entre as noções de bens, de direitos, de identidades, de pertencimentos, que influenciam as políticas da diferença e do reconhecimento demandadas pelos povos indígenas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-12
-
6. Um olhar para trás com vistas ao futuro: uma breve história dos trabalhos colaborativos no Weltmuseum Wien
Resumo Nos últimos anos a colaboração com representantes de comunidades indígenas vem se tornando um assunto importante para museus de antropologia na Europa. O Weltmuseum Wien (antigo Museu de Etnologia em Viena, Áustria) se compromete com essa forma de compartilhar um patrimônio cultural. A coleção brasileira deste museu oferece, assim, grandes opo
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-12
-
7. O colecionismo etnográfico no Brasil (1955-1975): entrevista com René Fuerst
Resumo Esta entrevista trata da trajetória do etnógrafo suíço René Fuerst, que trabalhou como pesquisador, fotógrafo e colecionador de cultural material entre diversos povos indígenas no Brasil entre 1955 e 1975. Suas coleções de objetos estão, hoje, presentes em museus no Brasil e na Europa, e em particular no Museu de Etnografia de Genebra, Suí�
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-12
-
8. ENCONTROS ARTÍSTICOS E AYAHUASQUEIROS: REFLEXÕES SOBRE A COLABORAÇÃO ENTRE ERNESTO NETO E OS HUNI KUIN
Resumo Recentemente, trabalhos de Ernesto Neto ganharam destaque em museus de arte em Bilbao, São Paulo e Viena. Tiravam parte de sua força do fato de remeterem a rituais de cura com ayahuasca dos Huni Kuin (Kaxinawa). Observa-se certo paralelismo entre essa conquista de espaço para a presença indígena no sistema das artes e a chegada dos índios ao cir
Mana. Publicado em: 2017-09
-
9. ACERCA DOS PROCESSOS DE INDIGENIZAÇÃO DOS MUSEUS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
A partir de uma leitura comparativa sobre a agência indígena no Museu Magüta (primeiro museu indígena do Brasil, pertencente ao povo Ticuna, localizado em Benjamin Constant, Amazonas) e nas mostras do povo Musqueam no Museu de Antropologia da University of British Columbia (pioneiro na implementação do trabalho colaborativo com os povos indígenas, loc
Mana. Publicado em: 2015-04
-
10. Visible art, invisible artists? the incorporation of aboriginal objects and knowledge in Australian museums
A pujança criativa e a valorização econômica da arte indígena australiana surpreendem os estrangeiros que dela se aproximam. Desde os anos 1970, vem se constituindo, na Austrália, um sistema que compreende cooperativas de artistas, políticas de fomento e galerias comerciais. O foco do presente artigo recai sobre um aspecto particular desse sistema: a
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
-
11. Anthropology in the museum reflections on the curatorship of the Xikrin Collection
Neste artigo pretendemos apresentar algumas reflexões em torno do processo curatorial da coleção etnográfica Xikrin, evidenciando as potencialidades das relações entre antropólogos, povos indígenas e museus, especialmente, no que se refere ao estudo antropológico das coleções etnográficas, tanto em termos da compreensão dos objetos (e de seus m�
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
-
12. Kuahí: the indians of the Lower Oiapoque and their museum
Nas últimas décadas assistimos a uma proliferação de museus, inclusive mu seus indígenas, com ênfase na regionalização e participação ativa das coletiv idades onde estão inseridos. Este artigo trata da implantação do Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque, solicitado pelas quatro etnias que habitam a região - Palikur, Galibi Kali'na, Karipuna e
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06