Musica Brasileira De Concerto
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Os elos do modernismo: raça, música e política no palco do Theatro Municipal
RESUMO O filme AmarElo: É Tudo Pra Ontem entrelaça cenas do concerto realizado pelo rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em novembro de 2019 com uma narrativa histórica que transforma o teatro em um “elo” entre o movimento modernista, a música negra e a militância política negra. A exemplo do filme, este artigo aborda o Theatro Municip
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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2. Obras brasileiras de música cênica contemporânea
RESUMO O artigo apresenta obras de música cênica realizadas no campo da música contemporânea de concerto brasileira. Os autores costumam ressaltar a presença cênica dos concertos de música utilizando estratégias de iluminação, gestualidade, encenação etc. Com base na semiótica tensiva, proposta por Claude Zilberberg (2004; 2011), apresentaremos
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-08
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3. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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4. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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5. LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
RESUMO O artigo parte da mudança de orientação estética do compositor César Guerra-Peixe, na virada dos anos 1940 para os anos 1950, para empreender uma discussão sobre as relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica junto aos compositores brasileiros do período. A ideia de que a música brasileira seria marcada por “limitações�
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2017-03
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6. O VIOLÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX: O LEGADO DE RAPHAEL RABELLO
O escopo do artigo é discutir a obra e contribuição do violonista Raphael Rabello para o violãoe a música popular brasileira, a partir de uma contextualização histórica e circunstanciada. Aobra de Raphael Rabello é analisada através de suas criações técnicas híbridas para o violãode seis e de sete cordas, além da contribuição da inserção
Publicado em: 18/03/2012
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7. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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8. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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9. A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965. / A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965.
Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das Big Bands (Jazz Orquestra) na música brasileira de concerto para orquestra entre 1935 a 1965, período de existência das Big Bands antes do movimento de revitalização (Revival) destas. Através da análise dos traços rítmicos, harmônicos, instrumentais e principalmente orquestrais, com difer
Publicado em: 2010
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10. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
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11. Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri
Neste trabalho, analiso o Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) de Camargo Guarnieri (1907-1993) tendo como pano de fundo uma contextualização sobre o nacionalismo e o neoclassicismo na obra de Guarnieri. Se, por um lado, o nacionalismo oriundo dos movimentos modernistas vinculava-se a uma proposta de "normalização dos caracteres étnicos perman
Publicado em: 2009
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12. Concerto n. 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos.
The purpose of this research was to study the Concerto no. 1 for Violin and Orchestra by Camargo Guarnieri. One of its main goals was the search for elements of the Brazilian musical nationalism present in this work. Thus, in order to achieve this first goal, an analysis was done based on the Ensaio sobre a música brasileira by Mário de Andrade. Where the
Publicado em: 2009