Musica Concreta
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1. AS DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DA GESTÃO DO ENSINO DE MÚSICA EM PONTA GROSSA/PR (2003-2010) / The Art Curriculum Guidelines of the State of Paraná: an analysis of the foundations and management of music teaching in Ponta Grossa/PR (2003-2010).
Este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) e da gestão do ensino de arte/música proposto nesse documento, no município de Ponta Grossa/PR. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os fundamentos teóricos adotados nas Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná; historicizar as pol�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2011
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2. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica
Estudo panorâmico sobre a trajetória musical e a formação das linguagens harmônicas do compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal ao longo de suas fases musicais, linguagens que são geralmente associadas, na música erudita, ao tonalismo, modalismo, atonalismo, polimodalismo, paisagem sonora e música concreta. São observados como e
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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3. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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4. A estética do labirinto: barroco e modernidade em Ana Hatherly / The aesthetics of the labyrinth: baroque and modernity in Ana Hartherly
A estética do labirinto: barroco e modernidade em Ana Hatherly tem como objetivo estudar a criação poética da autora portuguesa, apontando suas afinidades estéticas com as tradições barroca e maneirista, e em especial com os labirintos (ou textos visuais) do século XVII. Ana Hatherly, que integrou o movimento da Poesia Experimental Portuguesa (PO-EX)
Publicado em: 2009
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5. As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se
Publicado em: 2009
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6. O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade / O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade
Este trabalho procura oferecer uma nova narrativa biográfica para o compositor de São Paulo e crítico musical do Correio Paulistano Alexandre Levy (1864-1892). Procurou-se assim atenuar a imagem construída para o compositor pelas obras tradicionais da historiografia musical brasileira, que são marcadas fortemente por uma perspectiva nacionalista. Assumi
Publicado em: 2008
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7. A bossa nova, seus documentos e articulações: um movimento para além da música
A presente dissertação tem como tema A Bossa Nova, seus documentos e suas articulações: um movimento para além da música. Trata-se, mais especificamente, de selecionar documentos relativos à Bossa Nova, entre os anos de 1958 e 1964, para a composição do corpus de pesquisa e articulá-los sob o processo metodológico de rede para observação. Assim
Publicado em: 2008
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8. De Introduction à La musique Concrèteao Traité des Objets Musicaux: gênese do solfeijo dos objetos musicais de Pierre Schaeffer
Pierre Schaeffer é considerado o pai da música concreta. Mais que uma invenção, a música concreta representou a possibilidade de uma nova concepção musical. Na busca por uma música mais geral, Dchaeffer desenvolveu diversos conceitos e realizou várias pesquisas que culminaram no solfejo dos objetos musicais: um método que seria a base de uma musica
Publicado em: 2007
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9. Un coup de dés : o testamento do espaço mallarmeano
Tendo como base a idéia de que a Modernidade configura a própria tradição da ruptura, extraída de Octavio Paz, este estudo propõe-se a examinar o poema Un coup de dés, de Stéphane Mallarmé, aproximado-o de alguns poetas e músicos. Realizado no auge da Modernidade, esse poema foi retomado, na segunda metade do século XX, pelo movimento da poesia co
Publicado em: 2007
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10. Corporalidade musical : as marcas do corpo na musica, no músico e no instrumento / Musical comporatlity: the corporal marking on music, musician, and musical instrument
Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati e Michael Hedges), tentei esboçar um
Publicado em: 2006
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11. Medeia : um experimento coreografico
O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos inspiradores desta idéia adotaram-se, no campo da música, a Cantata
Publicado em: 2005
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12. A apropriação de uma tradição: Um estudo sobre o Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantis/TO
Herança colonial portuguesa, as festas religiosas com as folias dos santos da Igreja Católica marcam o tempo e o cotidiano das famílias camponesas no Tocantins, especificamente no sudeste e no centro do Estado. Nessas regiões assim como para plantar e para colher, há o tempo para festar reunir os foliões, girar com as folias, levantar o mastro no dia c
Publicado em: 2005