Musica Eletroacustica
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
-
1. FINNEGANS WAKE, DE JAMES JOYCE, É MUSISCRITURA
Resumo Este paper propõe abordar as relações de Finnegans Wake com a música, especialmente com a música erudita eletroacústica, a qual se desenvolveu a partir da década de 1940. Não obstante, a predileção de Joyce pela música erudita tradicional, aqui desenvolve-se a hipótese de que a escrita experimental do modernista irlandês, mais do que apli
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
-
2. Anamorfoses na música eletroacústica mista
Uma problemática fundamental da música eletroacústica mista surge em situações ambíguas oriundas das mesclas entre a esfera instrumental e a eletroacústica, que podem colocar em dúvida não somente a origem das fontes sonoras, mas também os processos pelos quais os sons podem ter sido submetidos ao longo da composição. Nesses casos, denominados anamorfoses, surgem desconexões, desvios no desenrolar mais comum e esperado para certos gestos instrumentais. A presença humana na situação da performance tende a polarizar as atenções e, portanto, acentuar essas eventuais distorções, uma vez que as anamorfoses atuam no limiar entre relações audiovisuais mais diretas – o que é visto em termos gestuais é coerente com o que é escutado – e relações mais distantes – o que é visto não apresenta conexão imediata com o que é escutado. Na introdução e na primeira parte do livro é apresentado um panorama histórico da música eletroacústica mista, além de conceitos que servirão de base para fundamentar a problemática das anamorfoses e um mapeamento de exemplos considerados representativos desta problemática. Já na segunda parte do livro o autor busca um aprofundamento da questão por meio da análise de duas obras eletroacústicas mistas: Parcours de l’Entité (1994), de Flo Menezes, e Altra voce (1999), de Luciano Berio. Desse modo, as anamorfoses na música eletroacústica mista são apresentadas tanto do ponto de vista dos materiais musicais em si como da dinâmica global da performance, já que elementos extramusicais são frequentemente previstos por compositores para enfatizar tais distorções.
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
3. 2 - Anamorfoses na música eletro acústica mista
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
4. Introdução
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
5. Referências bibliográficas
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
6. 4 - Abertura
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
7. 3 - Análises musicais
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
8. Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
9. 1 - O gesto musical na composição eletro acústica mista
Parte do livro:Anamorfoses na música eletroacústica mista
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
10. Anamnesis
Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, s
Publicado em: 2011
-
11. Controle da diretividade sonora no espaço tridimensional por um arranjo esférico compacto de alto-falantes / Sound directivity control in a 3-D space by a compact spherical loudspeaker array
O controle angular da radiação sonora pode ser obtido utilizando um arranjo compacto de alto-falantes independentemente programáveis operando na mesma faixa de frequência. Geralmente, os alto-falantes são dispostos sobre uma estrutura de formato esférico seguindo a geometria de um sólido de Platão a fim de se obter uma configuração altamente simét
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2010
-
12. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12