Musica Eletronica De Pista
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentaçõ
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
2. Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica
A presente pesquisa está localizada em algum ponto entre uma antropologia da arte e uma antropologia das técnicas e tecnologias, visando dar conta das relações que se estabelecem entre as produções tecnológicas e as produções artísticas. Para isso buscou-se por meio da análise de uma (das possíveis) história da música eletrônica de pista, bem
Publicado em: 2011
-
3. Transe maquínico: quando som e movimento se encontram na música eletrônica de pista
Desde sua emergência histórica em meados da década de 1970, a música eletrônica de pista (MEP) sempre teve como principal objetivo fazer as pessoas dançarem pela escolha criteriosa de músicas dançantes e dos melhores momentos e maneiras para reproduzi-las. Apesar do crescente interesse de pesquisadores de diversas áreas pelo estudo de assuntos relac
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2008-06
-
4. Electronic music and shamanism: contemporary techniques of ecstasy / Musica eletronica e xamanismo : tecnicas contemporaneas do extase
Começamos com uma análise das relações entre música eletrônica de pista e xamanismo a partir de um assim chamado discurso nativo e descobrimos que elas se concentram principalmente na produção de uma experiência de transe pela imersão em um ambiente sonoro intenso, repetitivo e técnico. Depois, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre xamanism
Publicado em: 2006
-
5. Homens, maquinas e homens-maquina : o surgimento da musica eletronica / Men, machines and men-machine, the break out of electronic music
A música eletrônica de pista apresenta-se, no começo da década de 2000, como um fenômeno portador de novos paradigmas para a música, no que respeita à criação, à difusão e à apreciação. Esta pesquisa examina o surgimento deste fenômeno, no começo da década de 1980, a partir do pensamento de Pierre Schaeffer, que fornece uma metodologia aprop
Publicado em: 2005