Musica Historia Belo Horizonte
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1. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
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2. Alceu Camargo: violinista profissional, compositor diletante. Análise de sua obra completa para piano
Até meados da década de 50 do século passado, o cenário artístico cultural capixaba se mostrava inóspito, principalmente no que se refere ao estabelecimento da música erudita. São parcos os documentos oficiais a respeito da história da música no Estado do Espírito Santo. O cenário musical capixaba, principalmente na capital Vitória, começou a m
Publicado em: 2010
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3. Gabor Buza e sua contribuição como professor de violino em Belo Horizonte: aspectos biográficos e procedimentos metodológicos
Gábor Buza, violinista húngaro, aluno de Jenö Hubay e Carl Flesch, atuou como solista, camerista e professor, de 1927 a 1941 na cidade de Debrecen na Hungria. Veio para o Brasil em Agosto de 1949, radicando-se definitivamente em Belo Horizonte. Nesta cidade, destacou-se como professor de violino em várias instituições, formando várias gerações de al
Publicado em: 2008
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4. Sérgio Magnani: sua influência no meio musical de Belo Horizonte
Este trabalho é sobre a contribuição de Sergio Magnani e sua influência no meio musical de Belo Horizonte. Um dos seus objetivos é tentar lançar luz sobre a vida e o pensamento artístico do Maestro Magnani, assim como trazer à tona uma de suas composições para piano (Suíte Brasiliana). Tenta também, ao demonstrar sua influência, contextualizar o
Publicado em: 2008
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5. Meninas de Sinhá: a reinvenção da vida nas tramas do discurso musical
Este trabalho é um estudo qualitativo sobre um grupo musical conhecido como Meninas de Sinhá. É formado por 34 mulheres negras, idosas, de classes populares, residentes no Alto Vera Cruz, uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. O grupo se formou com o objetivo de reunir senhoras que usavam medicamentos antidepressivos para interromperem a medicaç�
Publicado em: 2008
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6. Impressões digitais da (in)dependência : os CDs (in)depententes em Brasília (1990 a 2007)
The present study takes place in Brasília, the capital of Brazil, a city founded in 1960, which has become an early tertiary metropolis in the 1980s. Nowadays, Brasilia is the fourth largest city in the country with about 2.5 million people. Brasília is comprised of Plano Piloto [Pilot Plan] and a set of satellite-cities spread through the Federal District
Publicado em: 2008
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7. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007
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8. A banda Pelos de Cachorro
Esse trabalho apresenta a trajetória de quatro músicos integrantes de uma banda de rock, a banda Pelos de Cachorro, moradores do Aglomerado da Serra, na região centro sul de Belo Horizonte. Através da experiência estética e social desses jovens, e buscando compreender como e por que o rock se tornou a forma de expressão eleita por eles, chega-se a ref
Publicado em: 2007
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9. O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
The choro, an original Brazilian instrumental genre, has increasingly been chosen as an academical research object. In Belo Horizonte, despite of its non-centural history, the choro established itself thanks to the regular production of instrumental groups and composers which dedicated to this style. The current article aims at documenting choros development
Publicado em: 2005
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10. Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e te
Publicado em: 2005
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11. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX
Refletindo sobre as relações entre música e educação no Brasil numa perspectiva de longa duração histórica observa-se na produção dessas relações objetivos notadamente civilizadores. O conteúdo dessa afirmação pode ser verificado na catequização dos gentios, durante a primeira fase do período colonial; nas práticas musicais de negros e mul
Publicado em: 2004
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12. Santoro : uma historia em miniaturas : estudo analitico-interpretativo dos preludios para piano de Claudio Santoro
Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise-interpretativa dos Prelúdios para Piano de Cláudio Santoro- peças compostas no período de 1946 a 1989. Visa o estudo, a análise e a divulgação da música contemporânea brasileira, colaborando para a bibliografia sobre o assunto. Com o estudo analítico, procura-se investigar as técnicas
Publicado em: 2003