Musica Informal
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. PORTUGUESE AO PÉ DO BERIMBAU: ON CAPOEIRA AS AN ADDITIONAL LANGUAGE
RESUMO A partir de suas origens históricas, como um agregado de música, dança e artes marciais de resistência da diáspora africana no Brasil que chegou a ser violentamente reprimida, a capoeira tem viajado o mundo, tornando-se um fenômeno global com grupos e redes espalhadas em diversos locais como Londres, a Cidade do Cabo, Hong Kong e também Leeds,
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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2. Um oásis num sistema poluído: rock e mediações cosmopolitas no Recife dos anos 1970 e 1980
RESUMO Neste artigo, utilizamos depoimentos de agentes pioneiros na criação de festivais e lojas especializadas em rock em Pernambuco para reconstruir os fragmentos de uma rede de sociabilidade em torno desse gênero musical nos anos 1970. Todos fazem referência a experiências marcantes vivenciadas na casa de Humberto Brito, distribuidor informal de lan�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-04
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3. “VAMOS BRINCAR DE COMPOR?” EXPERIÊNCIAS COM CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL
RESUMO: O artigo analisa experiências na docência em música no ensino fundamental em duas escolas no sul do Brasil, compreendendo a criação como foco e condição para tal. Foram distribuídos instrumentos e produtos musicais, tecnologias de gravação e outras objetivações artísticas como material para os alunos produzirem um novo produto. O process
Cad. CEDES. Publicado em: 30/05/2019
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4. MÚSICA INFORMAL: PERSPECTIVAS ATUAIS DO CONCEITO ADORNIANO
RESUMO O ensaio “Vers une musique informelle” (1961) é uma das mais conhecidas (e talvez mal compreendidas) contribuições da reflexão musical de Adorno, certamente um dos maiores legados de sua filosofia da música. Este artigo procura, em um primeiro momento, especificar o sentido crítico da contribuição conceitual de Adorno, que visava à supera
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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5. Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
Resumo: Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
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6. Percepção de fala no ruído em músicos
Objetivo Verificar se o estudo de música pode aprimorar a habilidade de compreensão de fala em presença de ruído. Métodos Participaram deste estudo 43 sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 18 e 33 anos, distribuídos em três grupos: o Grupo de Músicos, composto por 15 sujeitos com estudo formal de música; o Grupo de Intermediários, com
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 2014-04
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7. Relações entre as dimensões motivação para viajar, fontes de informação utilizadas e qualidade percebida dos serviços por turistas de festivais: um estudo sobre a Oktoberfest de Blumenau e de Munique. / Relações entre as dimensões motivação para viajar, fontes de informação utilizadas e qualidade percebida dos serviços por turistas de festivais: um estudo sobre a Oktoberfest de Blumenau e de Munique.
No Brasil, o turismo de eventos está em ascensão, com destaque para os festivais que ajudam a promover, valorizar e preservar os patrimônios turísticos, culturais, históricos e ambientais de determinado local. Um exemplo bem representativo é a Oktoberfest de Blumenau, o maior festival da tradição alemã do país, um composto de diversão, folclore e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2012
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8. O mar que me navega: sintonias filosóficas em Paulinho da Viola / It is the sea who navigates me: philosophy in the songs of Paulinho da Viola
Este trabalho interpreta, à luz da filosofia, temas recorrentes na obra musical de Paulinho da Viola. Detentor de um vasto repertório de referência, o compositor e intérprete expressa em seus sambas uma abordagem sobre o mundo que se vincula a correntes de pensamento tão distintas como as de Epicuro, Heráclito, Benedictus de Spinoza, Tomás de Aquino,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2011
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9. Aprendizagem musical no canto popular em contexto informal e formal : perspectiva dos cantores no Distrito Federal / Musical learning in popular singing in formal and informal contexts : perspectives of the singers in the Federal District
A recente inclusão de cursos de música popular nos circuitos acadêmicos acontece em um cenário no qual as práticas de aprendizagem vivenciadas pelos músicos populares em contextos informais ainda são pouco consideradas. No Distrito Federal, o Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) é a única escola técnica que ofe
Publicado em: 2010
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10. Batidas intensas : corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal
O significado do corpo nas festas de música eletrônica como um signo comunicante e sociabilizante entre os participantes é o foco deste trabalho. A pesquisa qualitativa desenvolvida neste estudo procura investigar como a sociabilidade acontece em raves e em casas noturnas na cidade de Natal/RN. A sociabilidade é entendida aqui como uma manifestação lú
Publicado em: 2010
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11. Ensino e aprendizagem dos Alabês: uma experiência nos terreiros Ilê Axé Oxumarê e Zoogodô Bogum Malê Rundó.
This work aims to describe, analyze and interpret the dynamic of the teaching and learning of the alabês from the Axé Oxumarê and Zoogodo Bogum Male Rundó temples. It is about a process known as non-formal, or informal, contrary to the academic formal process because it is characteristic of oral tradition societies. The purpose of this research is to col
Publicado em: 2009
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12. Politics and performances of diversisity : intercultural musical scene in São Paulo / Politicas e performances da diversidade : etnografia de um circulo musical intercultural em São Paulo
The objective of this dissertation is to analyze the constitution of a world music production and consumption scene in São Paulo (Brazil) by a network of musical groups and musicians dedicated to the practice of non-western and non-Brazilian musical instruments and languages. This network is formed both by groups that are specialized in specific musical cul
Publicado em: 2009