Musica Mercado Cultural
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. The migrant and refugee entrepreneur (of the self): vernacular modes of immaterial labor as (re)invention of the self in the destination country
Resumo Com base na abordagem da Autonomia das Migrações, este artigo objetiva analisar modos de singularização de migrantes e refugiados a partir da criação de atividades laborais na perspectiva do trabalho imaterial. O método da cartografia permitiu a produção de dados por entrevistas e observações-participante em Porto Alegre (Brasil), fundament
BBR. Brazilian Business Review. Publicado em: 2022
-
2. A dimensão local na indústria da música – um olhar antroponômico
O presente trabalho aborda a reconstrução de alguns dos processos globais da produção da indústria cultural da música e suas dimensões locais por meio do relato de uma família de músicos de uma banda de um povo do centro-oeste do México. Para entender as características e as propriedades do nosso objetivo, faremos uso da perspectiva antroponômica
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12
-
3. Uma proposta para o uso da música no segmento do turismo rural
O presente ensaio sugere propostas de uso da música no segmento do Turismo Rural, além de questionar as práticas atuais de imposição cultural efetivadas pelos mass media. Através de um breve levantamento histórico-cultural do povo brasileiro, questionamos o porquê de não utilizarmos elementos das culturas locais do Brasil no referido segmento. Suger
Estud. av.. Publicado em: 2013
-
4. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
-
5. Um mapa da vida cultural no Rio Grande do Sul : análise do caderno Cultura, de Zero Hora
Esta dissertação busca compreender a representação da vida cultural local proposta pelo suplemento semanal Cultura, de Zero Hora, considerando que o jornalismo tem o poder de instituir valores, reforçar consensos e registrar tendências de uma época, e que o suplemento é um espaço que foge da lógica diária, concentrando supostamente o que de mais r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
6. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
7. Mediações musicais e direitos autorais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul
Esta pesquisa objetiva confrontar os fundamentos das atuais regulamentações dos direitos autorais com aspectos de processos de registro e difusão musicais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. A emergência da música étnica no mercado musical mundial, a promoção de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e a difusão de m
Publicado em: 2011
-
8. Um estudo comparativo entre os grupos pessoenses de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Banda
Considerando as várias gradações que podem conter a ideia polarizada de forró tradicional e de forró eletrônico, o presente estudo objetivou verificar as principais características que constituem diferenças e similaridades entre o forró dos Cabras de Mateus e o forró de Duquinha e Banda, ambos da cidade de João Pessoa, em que pesem as suas caracte
Publicado em: 2011
-
9. Pirataria musical : entre o ilícito e o alternativo
O presente trabalho visa analisar a pirataria musical nos campos de produção, circulação e consumo. O foco principal é a pirataria física, pela qual a imensa maioria dos brasileiros adquire os títulos musicais que deseja, embora a mídia tenha centrado, nos últimos anos, sua atenção no intenso debate em torno da troca de conteúdos musicais por mei
Publicado em: 2010
-
10. O Cacique do Candeal : estudo da trajetória artistica de Carlinhos Brown e de suas relações com o mercado da música / The Cacique of Candeal : a study about the artistic trajectory of Carlinhos Brown and his relations with the music market
A partir da década de 1980, configurou-se em Salvador, Bahia, a cena musical da axé music, que se caracteriza por acolher canções de diversos estilos e ritmos produzidos para o carnaval de Salvador e executados por bandas de trio elétrico e bandas afro percussivas. Esta produção notabilizou-se no Brasil, principalmente após a eclosão do samba-reggae
Publicado em: 2010
-
11. O financiamento da cultura no Estado de Minas Gerais: uma análise da Lei Estadual de Incentivo à Cultura 1998-2008 e do Fundo Estadual de Cultura 2006-2008
Este trabalho trata de dois mecanismos de incentivo à cultura do Estado de Minas Gerais: a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e o Fundo Estadual de Cultura (FEC). São abordadas as relações da cultura com o Estado e o mercado, à luz da teoria do federalismo, do orçamento público e do marketing cultural. Estes instrumentos são avaliados quanto
Publicado em: 2010
-
12. Experiência artística e internet : uma análise da música de rede e dos novos processos de produção
Essa pesquisa analisou a música produzida no ambiente digital e as novas implicações políticas (o seu potencial emancipador) daí advindas. Percorremos o caminho feito pelas tecnologias digitais desde os anos 60 até o momento em que penetram na música. Com base no ambiente digital e no mercado da música, analisamos a experiência artística das bandas
Publicado em: 2009