Musica Para Contrabaixo
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
-
1. Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
2. Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara de José Siqueira: um processo de edição, análise e redução para piano e contrabaixo
Este trabalho busca contribuir para a valorização da música brasileira para contrabaixo, tendo como foco principal o Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara do compositor José Siqueira. Consiste em um conjunto de estudos que funcionam como auxílio na construção da performance desta obra. Organizamos em três capítulos, sendo o primeiro, um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2011
-
3. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
4. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
-
5. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
A presente dissertação teve como principal objetivo traçar o perfil de adultos que frequentam as aulas de instrumentos de cordas friccionadas. Os objetivos específicos buscaram investigar as características sócio-econômico-culturais dos entrevistados, e também como se deu a motivação pela aprendizagem do instrumento, como as metodologias de ensino
Publicado em: 2009
-
6. Heroe, Egregio, para contrabaixo e cravo: aspectos didáticos e interpretativos em uma transcrição de uma cantata do repertório colonial brasileiro
O ainda restrito acesso a partituras e concertos do vasto repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX e sua instrumentação estereotipada (quase sempre obras vocais religiosas com acompanhamento orquestral) são obstáculos para sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo. Uma altern
Per musi. Publicado em: 2008-12
-
7. Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursos idiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realiz
Publicado em: 2008
-
8. Polyakanthos : processos composicionais
Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo; A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico; K'uei, peça eletroacústica; e Pampa Guarany, para
Publicado em: 2007
-
9. A guitarra Trio inspirada em Johnny Alf e João Donato : uma abordagem do estilo de interpretação de Johnny Alf e João Donato ao piano, direcionada a performance da guitarra em contexto instrumental trio (guitarra, contra-baixo e bateria/percussão) / The guitar trio inspired by the music of Johnny Alf and João Donato
Este trabalho parte da tese de que o estilo interpretativo ao piano, em contexto instrumental Trio (piano, contra-baixo e seção rítmica), de Johnny Alf e João Donato, constitui uma espécie de elo norteador à interpretação da música popular brasileira a partir da segunda metade do século passado, com raízes no samba e forte influência jazzista. Te
Publicado em: 2006
-
10. Os alicerces da folia : a linha de baixo na passagem do maxixe para o samba / The foundations of the party : the bass line from maxixe to samba
This work makes a retrospective analysis of the maxixe and the samba, from 1870 to 1940, from the historical and musicological point. In this retrospective, information concerning people, instruments and other musical aspects related to the bass line development, in these two styles of music, was searched. In the analysis, the main group formations, the inst
Publicado em: 2006
-
11. Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
Análise e edição de um importante marco na literatura da música brasileira para o contrabaixo, Canção e Dansa de Radamés Gnattali, com base nos manuscritos autógrafos de 1934 e 1982 e na partitura publicada pela FUNARTE em 1985. Inclui aspectos históricos sobre o compositor e sua relação com contrabaixistas, a obra estudada e o contexto da literat
Publicado em: 2003