Musica Para Violino Analise
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Padrões físicos inadequados na performance musical de estudantes de violino
O presente artigo, uma exposição resumida da dissertação de mestrado (2008), discute a observação e avaliação dos problemas corporais que permeiam a prática de seis estudantes de violino do curso de Graduação da Escola de Música da UFMG. Dados foram colhidos através de observação, filmes e fotos de seis alunos de violino em quatro situações
Per musi. Publicado em: 2012-12
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2. A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão
Este trabalho consiste em um estudo sobre a Chaconne da Partita II para violino solo BWV 1004, de J.S.Bach. Contém uma reflexão sobre o papel da retórica e de conceitos sobre afetos na música barroca. Essa reflexão é fundamentada em obras de Aristóteles, Deleuze e Guattari. Baseada nessa reflexão, é realizada uma análise musical da Chaconne de J.S.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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3. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos, estéticos e interpretativos do Concertino em Lá Maior para Violino e Orquestra de Cordas (1996-2001), de Clóvis Pereira, única obra armorial concertante para esse instrumento, bem como criar critérios interpretativos através da análise da obra, dentro da perspectiva violinística. A estr
Publicado em: 2010
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4. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010
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5. The Four Seasons for solo violin by Almeida Prado / As Quatro Estações para violino solo de Almeida Prado
Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de análise interpretativa da peça para Violino Solo "As Quatro Estações" - Outono, Inverno, Primavera, Verão - de Almeida Prado. A dissertação, que se inicia com uma discussão sobre a utilização do tema As Quatro Estações pelos compositores ao longo da história da música, inclui uma a
Publicado em: 2009
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6. Heroe, Egregio, para contrabaixo e cravo: aspectos didáticos e interpretativos em uma transcrição de uma cantata do repertório colonial brasileiro
O ainda restrito acesso a partituras e concertos do vasto repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX e sua instrumentação estereotipada (quase sempre obras vocais religiosas com acompanhamento orquestral) são obstáculos para sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo. Uma altern
Per musi. Publicado em: 2008-12
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7. Padrões físicos inadequados de estudantes de violino na performance musical
Muitos estudos especializados têm constatado a existência de um alto índice de problemas físicos apresentados por violinistas. No entanto, poucos são os estudos que apontam em direção à reflexão e discussão destes problemas, principalmente por parte dos profissionais da saúde. Além disso, a maioria dos estudos encontrados trata de problemas físi
Publicado em: 2008
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8. Fantasia do Concerto para violino e orquestra de Octávio Meneleu Campos : uma proposta pedagógica
O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma proposta pedagógica para a obra Fantasia de Concerto, do compositor brasileiro nascido em Belém do Pará, Meneleu Campos. A partir do conhecimento da obra em questão, foi realizada uma comparação com o chamado repertório tradicional violinístico, a fim de identificar os aspectos técnicos se
Publicado em: 2008
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9. Ciaccona em ré menor BMW 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão
Este trabalho é uma análise das articulações indicadas por Johann Sebastian Bach (1685-1750) na sua Ciaccona em ré menor - quinto movimento da Partita II para violino solo, BWV 1004 – e uma transcrição desta obra para violão. A questão da interpretação dos sinais de articulação assinalados por Bach é abordada a partir de referenciais teórico
Publicado em: 2007
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10. Um garatuja entre Wotan e o Fauno : Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil / A ‘garatuja’ between Wotan and the Faun : Alberto Nepomuceno and the musical modernism in Brazil
A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presente tese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais d
Publicado em: 2007
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11. As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As s
Publicado em: 2005
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12. Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
Este trabalho começa formando uma idéia no leitor do que é um discurso retórico, depois dispõe e ordena as partes da retórica e as relaciona com a música. Possui um capítulo somente dedicado à vida e obra do compositor Liduino Pitombeira. Em seguida, a análise morfológica e retórica dos três movimentos da Sonata para Violino e Piano n. º 3 do r
Publicado em: 2003