Musica Popular E Folclorica
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche
Resumo O artigo pretende analisar a relação entre canção popular e música dionisíaca, partindo das considerações metafísicas e musicológicas de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Trata-se de apresentar os argumentos de Nietzsche no que tange à importância da canção popular no desenvolvimento das artes gregas que culminariam na tragédia. M
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
-
2. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folclorista
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
-
3. Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade
Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, M�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
-
4. Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945) / From folk music to the automatic music. A history popular music through the concept of Mário de Andarde (1893-1945)
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) foram estudadas as características do conceito de música popular. Vislumbraram-se as complexidades que intervieram na construção desse conceito polissêmico por meio da comparação entre o pensamento musical de Mário de Andrade e de alguns colegas latino-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
-
5. Lindembergue Cardoso: aspectos de uma obra plural
Escrito imediatamente após a catalogação da obra completa do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989), este artigo objetiva divulgar a dimensão e a constituição do seu acervo de documentos musicais, assim como abordar alguns aspectos característicos de sua obra, sob os pontos de vista funcional, ideológico e estético. O acervo catalogado c
Per Musi. Publicado em: 2012-06
-
6. Alguns compassos. Câmara Cascudo e a música (1920/1960) / A few bars: Câmara Cascudo (1920/1960).
Luís da Câmara Cascudo publicou uma vasta obra centrada no homem brasileiro visto pela ótica da etnografia, do folclore e da história. Muito se tem escrito e estudado sobre seu legado. Embora não tenha escrito nenhum livro tratando especificamente sobre música, verifica-se em seus escritos uma grande preocupação pelo assunto e constantes menções, e
Publicado em: 2011
-
7. Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite parisiense
Em 1922, Os Batutas passaram seis meses em Paris, tocando em casas noturnas e festas. O grupo era dirigido por Pixinguinha e incluía Donga, autor da música de Pelo Telefone. A viagem é um episódio pouco conhecido da história da música popular brasileira, com fortes conseqüências para a carreira de Pixinguinha e o futuro dessa música. O artigo a vê
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2005-06
-
8. Waldemar Henrique : folclore, texto e musica num unico projeto - a canção
Boa parte da obra de Waldemar Henrique é construída sobre temas folclóricos e isso se deve tanto à sua origem quanto à influência do pensamento da época, através de Mário de Andrade e suas idéias sobre a canção erudita ?nacional?. característica folclórica da obra de Waldemar Henrique nos levou a escolher para uma aproximação de sua obra, atr
Publicado em: 2005
-
9. A apropriação de uma tradição: Um estudo sobre o Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantis/TO
Herança colonial portuguesa, as festas religiosas com as folias dos santos da Igreja Católica marcam o tempo e o cotidiano das famílias camponesas no Tocantins, especificamente no sudeste e no centro do Estado. Nessas regiões assim como para plantar e para colher, há o tempo para festar reunir os foliões, girar com as folias, levantar o mastro no dia c
Publicado em: 2005
-
10. Música e religiosidade na caracterização identitária do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros MG.
The musical identity can be understood as the synthesis of the essential musical elements that constitute the music of a group, and that turns it musically recognizable beyond other groups. In this study of the Afro-Brazilian culture, we intend to discuss the main aspects that form the musical identity of the Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do
Publicado em: 2004