Musica Popular Teses Brasil
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1. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
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2. A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto
Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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3. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teóric
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
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4. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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5. Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc / Semantical discursive aspects in the lexicon of Brazilian Popular Music - MPB: loan words in the journey from Noel to Blanc
The aim of this paper is achieving the importance of foreign expressions and their contribution to the lexical level of the language. Also, it reports the social, historical and cultural aspects and moments that those loan words have been presented in the Brazilian songbook since 1930, through a quantitative and qualitative point of view. It points out the c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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6. Produção fonoaudiológica sobre voz no canto popular
OBJETIVO: Apresentar revisão bibliográfica sobre a produção científica brasileira da Fonoaudiologia na última década referente à voz no canto popular, quanto ao número de publicações, gêneros musicais estudados, enfoques atribuídos e instrumentos de coleta de dados utilizados. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Estudo descritivo transversal realizado em d
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-12
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7. Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
No trabalho apresentado pretendeu-se comprovar que as canções analisadas dos compositores Geraldo Vandré, Sérgio Ricardo e Raul seixas podem ser entendidas como canção-panfleto uma vez que tais composições apresentam argumentos políticos e sociais, na tentativa de conscientização do ouvinte. As canções representariam, ainda, a visão de mundo ar
Publicado em: 2010
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8. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008
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9. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
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10. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007
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11. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007
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12. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007