Musica Ritual
Mostrando 1-12 de 38 artigos, teses e dissertações.
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1. ESPÍRITOS COMPOSITORES E INSTRUMENTISTAS: A MÚSICA NA UMBANDA
RESUMO A umbanda é uma religião de possessão em que espíritos são venerados, incorporados e desincorporados em meio a música, geralmente composta pelo som do atabaque (instrumento de percussão) e pelo canto. Conhecidas como pontos-cantados, as canções rituais estão presentes no culto e na vida cotidiana dos médiuns, contudo pouco se sabe sobre a c
Psicol. Estud.. Publicado em: 10/06/2019
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2. Música de Feitiçaria no Brasil
Resumo “Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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3. TEXTO E CONTEXTO DA MÚSICA NO SANTO DAIME: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE "EU"
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu d
Mana. Publicado em: 2016-08
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4. A ORIGEM DA NOITE E POR QUE O SOL É CHAMADO DE "FOLHA DE CARANÁ"
Resumo A partir da análise de um amplo conjunto de narrativas sobre a origem da noite, obtidas junto aos povos indígenas da bacia do Alto Rio Negro no noroeste amazônico, este artigo explora o modo como esses povos representam a alternância entre o dia e a noite em diferentes planos de significantes - nos sons e cores dos insetos, pássaros e animais da
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-12
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5. O Kapiwayá e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual em um clã Desana, alto rio Negro, Amazonas
O artigo apresenta a descrição de um repertório musical específico (Kapiwayá) e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual de um clã Desana. A pesquisa foi realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM), por meio de entrevistas com o especialista em cantos - o bayá. O estudo aborda o aspecto da formação da humanidade e da construção da pessoa
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2012-08
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6. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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7. O corpo em movimento na capoeira / The body in movement on capoeira
Propomos investigar o corpo em movimento na capoeira, atentos às práticas de constituição/invenção do capoeirista. Acompanhamos grupos de capoeira Angola e Regional nas cidades de São Paulo, Piracicaba, Botucatu e Jaú. O princípio da cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995a) mobilizou a investigação, permitindo lançar a proposição de partida de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/11/2011
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8. Candombe do Açude entre a tradição e a exposição
O Candombe é um ritual originado no Brasil durante período colonial em louvor a Nossa Senhora do Rosário e aos antepassados, mantido ainda hoje pelos descendentes dos escravos da Fazenda Cipó reunidos na Comunidade do Açude, localizada no município de Jaboticatubas, Minas Gerais. O ritual caracterizou-se ao longo da sua história por manter-se distante
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
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9. A Banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte: música e sociedade
Este trabalho tem como objetivo compreender a Banda de música da Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte através das suas características socioculturais, bem como os aspectos definidores de sua prática musical e sua relação com a cidade do Natal. O método etnográfico serviu como base de nossas investigações, de forma a permitir a contextu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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10. 'Vamo fazê maravilha!': avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros
Os significados da 'maravilha' no contexto do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, tal como o termo é utilizado nos cantos e nas elaborações discursivas dos congadeiros, são aqui abordados a partir da perspectiva desses participantes sobre a origem e o percurso histórico de sua tradição religiosa, calcada na experiencia da dor de seus ancestrais escr
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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11. A dança de ritmos eletrônicos : o novo ritual tribal
Este trabalho tem como foco explicitar o vínculo entre a dança de ritmos eletrônicos com as características presentes em antigos rituais tribais. Como forma de exemplificar semelhanças e projetar o envolvimento social destes dois assuntos trago conhecimentos sobre música eletrônica, sintetizadores e produção musical, além de idéias relacionadas à
Publicado em: 2011
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12. Peles braiadas: modos de ser Kalankó / Peles braiadas: modos de ser Kalankó
Os Kalankó vivem no alto sertão alagoano, mais especificamente no município de Água Branca/AL. Eles afirmam-se publicamente indígenas, desde o fim da década de 1990, sendo reconhecidos como tais pelo Estado brasileiro em 2003. A etnologia indígena estuda e classifica este fenômeno como etnogênese, além de outros termos afins. Estes estudos focam-se
Publicado em: 2011