Musica Urbana
Mostrando 1-12 de 64 artigos, teses e dissertações.
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1. Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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2. New uses of music: An analysis based on indie music in Buenos Aires
Resumo: Durante a década de 2000, a palavra “indie” era comum e relativamente central para a música juvenil e urbana da zona metropolitana de Buenos Aires. Como entender o fenômeno indie na história de músicas juvenis associadas ao rock na Argentina? Com quais parâmetros compreendê-lo, já que se trata de um fenômeno que escapa à apropriação i
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 08/04/2019
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3. Lúcio Rangel comendo “ovos quentes com Noel Rosa”: a invenção de uma historiografia da música popular
RESUMO Durante as décadas de 1950 e 1960 uma geração de jornalistas que vivia na cidade do Rio de Janeiro se preocupou em comentar e analisar de maneira sistemática diversos aspectos da formação da música popular urbana no Brasil. Profundamente interessados no assunto que fazia parte também de suas próprias experiências de vida, eles ultrapassaram
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2018-04
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4. Música popular urbana e fronteiras em Mato Grosso do Sul no livro de Álvaro Neder
Resumo Resenha do livro NEDER, Álvaro. Enquanto este novo trem atravessa o litoral central: música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: Mauad, 2014. 340 p. R$ 60,00.
Per musi. Publicado em: 2016-08
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5. A construção/invenção do samba: Mediações e interações estratégicas
RESUMO O objetivo do presente artigo é debater, a partir de uma bibliografia sobre a formação do samba e sua consolidação como canção urbana brasileira do início do século, aspectos da atuação dos primeiros sambistas dentro do contexto em que estes estavam inseridos na produção cultural à época. O texto procura destacar o caráter estratégico
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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6. A arte de andar nas ruas de Brasília
Como argumenta Michel de Certeau, o caminhar revela algo íntimo: o uso personalizado da cidade. Na literatura de Brasília, o caminhar é indicativo da busca de prazer, da disposição para correr riscos e de tentativas de humanizar e individualizar uma cidade planejada mais para os carros que para os pedestres. Andar em Brasília é uma espécie de paradox
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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7. "Roda em volta de mim, que a polca paraguaia é assim": encontros culturais na canção popular urbana e transformações políticas em Mato Grosso do Sul
A música popular urbana de Mato Grosso do Sul é terreno de conflitos em diversos planos: natureza/cultura, elites agrárias/burguesia urbana, latinoamericanismo/segurança nacional, local/global. Utilizando o método etnográfico, por meio de observação participante, entrevistas e análise de canções, estudaram-se as relações entre a música popular
Per musi. Publicado em: 2014-06
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8. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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9. Agora abaixe o som: UPPS, ordem e música na cidade do Rio de Janeiro
Desde a década de 70, nas favelas cariocas, boa parte da produção cultural e de entretenimento está diretamente ligada à música negra norte-americana, passando por releituras em sua estrutura rítmica e adaptando as letras para o cenário nacional. A favela tem ocupado um lugar decisivo na produção e consumo musical, principalmente nos bailes funk, a
Cad. CRH. Publicado em: 2014-04
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10. Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade
Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, M�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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11. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no início do século 21
Tomando como base a pesquisa empírica realizada entre 2012 e 2013 (construída a partir da coleta, seleção e análise de matérias veiculadas na mídia impressa tradicional e material postado nas redes sociais, de observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores sociais), busca-se avaliar em que medida o crescimento do Carnav
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-12
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12. Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do "crime" numa tradição musical das periferias
A bibliografia sobre as periferias urbanas, sobretudo em São Paulo, enfatizou sucessivamente a ação política dos movimentos de trabalhadores (anos 1970-1980) e a "violência urbana" (anos 1990-2000). A relação entre "política" e "violência" foi, entretanto, muito pouco discutida, como se "trabalhadores" e "bandidos" não coexistissem no tempo e no es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-06