Musical Acoustics
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. CARACETERIZAÇÃO ACÚSTICA DE SALAS PARA PRÁTICA E ENSINO MUSICAL / ACOUSTIC CHARACTERIZATION OF ROOMS FOR MUSIC PRACTICE AND TEACHING
O músico necessita perceber adequadamente o som nos recintos onde atua, seja em ambientes destinados à performance, seja em ambientes destinados ao estudo e prática musical. Para que isto seja possível é necessário que estes locais estejam acusticamente adequados, permitindo o desenvolvimento e aprimoramento da percepção sonora musical. No presente t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
2. Coeficiente de espalhamento sonoro de painéis perfurados / Scattering sound coefficient of perforated panels
Project studios, concert halls, theaters or places that require quality acoustics for musical activities, require studies on its volume, shape and composition of their surfaces, in order to achieve a place that fulfills its function acoustics. In cases where the volume and shape of these rooms are already defined, it is the acoustic designer to define materi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2011
-
3. Avaliação experimental de um tampo harmônico de violão clássico reforçado com materiais compostos / Experimental evaluation of a classical guitar top reinforced with composite materials
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos já realizados no campo de estudo das vibrações aplicadas a instrumentos musicais, com ênfase sobre o Violão Clássico, seguida de uma comparação experimental das Transmissibilidades entre um ponto próximo à região de excitação do sistema e outros três pontos ao longo do tampo
Publicado em: 2010
-
4. Design of sound diffusers by serial procedure : acoustical adequacy of small rooms to musical performance and listening / Design de difusores sonoros a partir de processo serial : adequação acustica de pequenas salas a performance e audição musical
This study is aimed at acoustic comfort solutions for music listening and performance by mainly considering psychoacoustic aspects related to subjective listening of musicians and specialists concerned with this field of knowledge. Starting from acoustic evaluation criteria of music rooms (opera houses and concert halls) in Beranek and principles of design a
Publicado em: 2008
-
5. Simulação acústica no ambiente AcMus / Acoustic simulation using the AcMus environment
O estudo da acústica de salas data do início do século XX e, até então, esta atividade era vista quase como uma arte e não como ciência. Foram desenvolvidas teorias, como a acústica geométrica de salas, que tornou o estudo do fenômeno acústico mais facilmente inteligível. Com o advento dos computadores digitais, os pesquisadores da área de acús
Publicado em: 2008
-
6. EFEITO DA PRÁTICA MUSICAL NO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES DE SETE A 14 ANOS DE IDADE / EFFECT OF THE MUSICAL LEARNING IN THE HEARING PROCESSING IN SCHOLARS FROM SEVEN TO FOURTEEN YEARS OLD
It is known that the understanding of the speech is essential for a normal communication and it is dependent of the hearing abilities. Such abilities, among others, are fundamental for the understanding of the acoustic information, they depend on the perceptive ability of the sounds and each person s individual capacity. The capacity of acoustic interpretati
Publicado em: 2006
-
7. Subjective Acoustical Parameters: Criteria for Evaluation of Acoustical Quality of Music Halls / "Parâmetros acústicos subjetivos: critérios para avaliação da qualidade acústica de salas de música"
Os parâmetros acústicos subjetivos são critérios que definem a qualidade acústica de uma sala de música. A apreciação musical dentro da sala é afetada por diversas impressões acústicas que ocorrem ao mesmo tempo. Cada uma dessas impressões é associada a um parâmetro acústico de natureza subjetiva que está correlacionado a uma grandeza física
Publicado em: 2005
-
8. A musica no seculo vinte : estetica e psicologia
In our work we review and discuss the main paths of the musical and aesthetic revolution which took place in the twentieth century. Beggining with the advent offormalism, we focus on the ideas of composers and philosophers, until the post-war vanguard which culminated with Cage. Next, we focus on aspects of the cientific influence on music composition, mainl
Publicado em: 2000